Sensação Térmica


O nível de umidade do ar pode alterar a sensação de calor e de frio no nosso corpo. De forma geral, o ar muito úmido aumenta a sensação de calor e de frio. Num dia frio, nublado, sem a presença do sol, a sensação térmica será de temperatura mais baixa do que os termômetros realmente estão marcando. Já num dia quente, úmido, mesmo sem muito sol, a sensação é de que está fazendo mais calor.
O vento é outro fator que altera muito a temperatura que o nosso corpo sente. O vento aumenta a sensação de frio, mas refresca no calor.
A sensação térmica é identificada com uma temperatura, mas não se mede em um termômetro. Ela é calculada por uma fórmula. Não dá para comprar um termômetro  que mede a sensação térmica!
Resumindo, sensação térmica é a temperatura virtual ou a combinação da temperatura com outros fatores meteorológicos, como o vento.
Sabemos que a pele do nosso corpo é o maior órgão que temos e, por isso, é uma fonte muito importante de informações. As sensações que identificamos através da pele são inúmeras: dor, pressão, frio, etc. As sensações relacionadas ao frio ou ao calor são ditas sensações térmicas.
Após o banho, seja em um chuveiro ou em uma piscina, às vezes sentimos um pouco de frio. Sabemos que a evaporação de um líquido faz baixar a temperatura, por esse motivo é que sentimos frio quando estamos molhados. Tal fato ocorre porque a fina camada de água que adere a nossa pele absorve uma quantidade significativa de calor, por isso temos a sensação de frio. Sentimos mais frio ainda quando está ventando, pois o vento intensifica a evaporação da água, que provoca o abaixamento da temperatura da água.
Para nós, que vivemos em um país tropical, o conceito de sensação térmica pode até ser pouco importante e pouco conhecido, embora saibamos que a brisa e o vento nos refrescam. Porém, em países frios, o abaixamento de temperatura causado pelo vento pode provocar diversos problemas sérios à saúde. Como exemplo, podemos citar a hipotermia.
O termo sensação térmica se popularizou mais após a Segunda Guerra Mundial, quando tropas alemãs fracassaram na tentativa de invasão à Rússia, durante seu inverno rigoroso. Foi a partir daí que o exército americano criou um índice de avalição da sensação térmica relacionado à velocidade do vento. Esse índice se popularizou e passou a ser divulgado relacionado às temperaturas diárias. 

Fonte: Domiciano Marques - Graduado em Física

Comentários

Postagens mais visitadas