Economia Circular


Desde o início do desenvolvimento industrial o homem vem seguindo um modelo linear de produção de bens, no qual ocorre a extração de matéria-prima, a fabricação e uso dos produtos e por fim, o descarte dos mesmos. Tal comportamento por tanto tempo e em escala global está, não só provocando a escassez dos recursos naturais e também causando outros impactos negativos ao meio-ambiente como a poluição, degradação e a intoxicação de ecossistemas e das pessoas.
Partindo desde contexto, surge o conceito de transformar este modelo linear em um modelo circular de produção no qual os materiais retornam ao ciclo produtivo ao invés de serem descartados como lixo, dentre outras maneiras, por meio da logística reversa, com a reutilização, a recuperação e a reciclagem de materiais, atingindo assim o chamado ciclo fechado de produção.
O jeito mais simples de explicar a Economia Circular é em oposição à economia linear que conhecemos e praticamos, baseada no processo de “extrair–produzir-descartar”. Nesse sistema linear de produção, o crescimento econômico depende do consumo de recursos finitos.  Isso traz o risco iminente de esgotamento de matérias-primas e custos cada vez mais elevados de extração. Já na outra ponta, gera-se um volume sem precedentes de resíduos inutilizados e potencialmente tóxicos para os seres humanos e os ecossistemas que contaminam.
Em oposição a esse sistema, o conceito de Economia Circular propõe que o valor dos recursos que extraímos e produzimos seja mantido em circulação através de cadeias produtivas intencionais e integradas. O destino final de um material deixa de ser uma questão de gerenciamento de resíduos, mas parte do processo de design de produtos e sistemas. A ideia é eliminar o próprio conceito de lixo: enxergar cada material dentro de um fluxo cíclico, possibilitando sua trajetória ‘de berço a berço’ - de produto a produto, preservando e transmitindo seu valor. Dessa forma, o crescimento econômico se dissocia do consumo crescente de novos recursos, possibilitando o aproveitamento inteligente dos recursos que já se encontram em uso no processo produtivo.
A Economia Circular é um sistema industrial intencionalmente reparador ou regenerativo, que traz benefícios operacionais e estratégicos e um enorme potencial de inovação, geração de empregos e crescimento econômico. Ela almeja manter produtos, componentes e materiais em circulação tirando partido de seu máximo valor e utilidade, através da distinção (proposta pela metodologia de design C2C/de berço a berço) entre ciclos técnicos e biológicos.
Mais do que a reciclagem como praticamos agora – que na verdade é uma ‘sub-ciclagem’, ou downcycle, de materiais que não foram projetados com o reaproveitamento em mente – o projeto de Economia Circular inclui também a criação de sistemas de reparo, reuso e remanufatura, além de uma reciclagem efetiva, em que matérias-primas mantém ou mesmo aumentam seu valor – a definição do termo upcycle, que poderia ser traduzido como uma ‘super-ciclagem’, em oposição à ‘sub-ciclagem’ atual. 
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, estima-se que o Brasil deixa de ganhar R$ 8 bilhões anuais devido à destinação inadequada dos resíduos sólidos (IPEA, 2010). O momento de falar sobre o assunto no Brasil não poderia ser mais oportuno, a nova Política de Resíduos Sólidos (Lei 12.305 de 2 de agosto de 2010) está promovendo o debate entre diversos setores industriais, governos e consumidores sobre a responsabilidade compartilhada de produtos, a implementação de sistemas de logística reversa e a gestão de resíduos envolvendo as cidades, as empresas, distribuidoras e importadoras.
No programa é proposto a adoção do conceito Cradle to Cradle (Berço ao Berço). Trata-se de uma plataforma de inovação com o objetivo de transformar a indústria para criar a nova Economia Circular, através da concepção de novos produtos e da criação de redes e cooperações entre fornecedores, produtores, clientes, governos e todos os grupos de interesse, permitindo as etapas necessárias para uma atividade econômica próspera e benéfica ao ser humano e ao meio ambiente. 

Fonte: Site Ideia Circular

Comentários

Postagens mais visitadas