Dia da Terra: Coisas que você precisa saber sobre esta data


Talvez você nem saiba, mas o dia 22 de abril é mundialmente o Dia da Terra e, para comemorar a ocasião, organizações de todo o planeta se mobilizam na data para plantarem árvores e discutirem temas relacionados ao meio ambiente de uma forma geral. Confira algumas curiosidades sobre a data e o que ela representa.
A data - Um grande acidente com óleo na Califórnia, em 1969, trouxe à tona, não apenas nos EUA, mas em todo o mundo a necessidade de nos preocuparmos mais com o meio ambiente, e, com base nos movimentos antiguerra que existiam no momento, o dia 22 de abril do ano seguinte ao acidente ambiental acabou sendo escolhido como o Dia da Terra.
No primeiro dia, 20 milhões de norte-americanos foram às ruas - A data já nasceu com milhões de adeptos preocupados com o futuro do planeta. Nesse dia, estima-se que 20 milhões de norte-americanos tenham protestado, feito manifestações e promovido eventos que pretendiam conscientizar a população. Em Nova York, a eletricidade chegou a ser cortada em várias regiões, e em uma das manifestações um carro, símbolo de poluição, foi completamente destruído.
No início, a ideia era mobilizar universitários - Por causa da mobilização que muitos estudantes haviam feito em decorrência da Guerra do Vietnã, acadêmicos de Harvard foram chamados para promover a data. O dia 22 de abril é quando a maioria dos campi universitários dos EUA está entrando no Spring Break, que é uma semana de férias no início da primavera.
A data foi recebida com críticas também - Grupos conservadores se opuseram à criação do Dia da Terra, argumentando que a ocasião era uma forma velada de celebrar o aniversário de Vladimir Lenin. Entre outros argumentos, estava o de que a data era uma desculpa para não tratar de assuntos mais importantes e de permitir que empresas não engajadas ambientalmente pudessem parecer “boazinhas” uma vez ao ano.
Mudanças de opinião - Em 1970, 25% dos norte-americanos se posicionaram a favor da instauração de políticas ambientais – um aumento de 2.500% em relação ao ano anterior! Apenas oito meses após o primeiro Dia da Terra o então presidente norte-americano Richard Nixon aprovou a criação da Agência de Proteção Ambiental.
A data se tornou internacional - Em 1990, o Dia da Terra passou a ser celebrado em todos os países do mundo, com 141 nações efetivamente envolvidas. Uma década depois, na virada do milênio, o Dia da Terra se tornou um movimento emergente e adotado, agora, por 184 países e contando com a ajuda de 5 mil organizações ambientais. Depois de 40 anos de sua implantação, a estimativa é de que o Dia da Terra já tenha mobilizado 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, que participaram de diversas atividades.
Dia Internacional da Mãe Terra - Esse foi o nome dado em 2009 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que acrescentou o termo “mãe” como símbolo do nosso planeta.
Até a NASA colaborou - Durante a missão lunar Apollo 14, em 1971, o astronauta Stuart Roosa levou consigo para o espaço uma série de sementes que, depois de seu retorno, foram germinadas e plantadas com sucesso em torno de alguns monumentos dos EUA e de outros países.
Temas - Em 2016, o tema do Dia da Terra são as árvores, e a ideia é plantar 7,8 bilhões de árvores ao longo dos próximos cinco anos. Só para você ter ideia, um acre de árvores absorve a mesma quantidade de dióxido de carbono produzido por um carro que tenha percorrido 42 mil km. Em 2011, foram plantadas 1 milhão de árvores no Afeganistão.
Acordos - Hoje, em Nova York, 150 países devem assinar o acordo sobre mudanças climáticas, que foi proposto em Paris no último ano, durante a COP 21. O Brasil está entre eles. Esse documento prevê o compromisso de países considerados grandes responsáveis pela emissão de poluentes – China, EUA, Índia e Japão, por exemplo – em reduzirem os impactos e, dessa maneira, evitar que a temperatura do planeta suba mais do que 1,5 °C. No Brasil, o Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social trabalha em parceria com as metas criadas pelo Dia da Terra.
- Talvez um dia seremos a Terra, seremos o humos, seremos humanos que necessitam da Terra para viver. Por isso devemos apreender a viver com ela sem destruí-la, pois dela dependemos, pois dela nos transformamos em humanos, humos da Terra - (Paulo Bassani)
- Todos os homens que não cuidam do planeta passam a sua pobre vida a procurar outro, por não ser capaz de mudar seu rumo e corrigir seus erros - (Luiz Henrique)
E VOCÊ
- Deixamos uma pergunta onde cada um possa responder em sua sinceridade pessoal –
Você faz a sua parte para proteger o Meio Ambiente? 

Comentários

Postagens mais visitadas