Controle natural de pragas


Quando passamos por uma infestação de insetos no jardim, talvez nos veja coçando a cabeça e perguntando: Este inseto é um amigo ou inimigo? Uma famosa citação de Bill Mollison - “Você não tem um problema de caracóis (ou lesmas), você tem uma deficiência de patos!” Seguindo o princípio da permacultura: o problema é a solução, muitas vezes experimentamos com vários sistemas para controle de pragas.
Em um jardim permacultural os insetos e outras criaturas trabalham a favor do jardineiro.  Quando você observar, verá muitos insetos voando, rastejando e escavando.  Os insetos são parte importante da cadeia alimentar. Eles agem como polinizadores, e controlam suas populações. Existem insetos herbívoros, carnívoros e até decompositores. Menos de 1% dos insetos encontrados em jardins podem ser considerados pragas. Uma praga é um organismo que esteja fora de equilíbrio com seu ambiente. O ecossistema do seu jardim abriga muitas espécies conhecidas como pragas: lesmas, insetos, nematóides, fungos, bactérias ou vírus. A presença destes não é, necessariamente, prejudicial às plantas. Assim como as pessoas, as plantas podem adoecer por um tempo, recuperando-se para continuar a viver bem.
Algumas estratégias simples podem ser usadas para atrair controladores naturais. Especialmente quando as crianças se envolvem, é importante estar consciente quanto aos métodos de jardinagem, sem transformar o prazer em atividade de risco.
Manutenção
Um esforço simples e efetivo na direção do controle de  pragas e doenças é a manutenção  do jardim limpo. Remova as folhas de plantas infectadas, fazendo uma limpeza geral no final da estação. As doenças podem se multiplicar em restos de plantas infectadas ou mortas, facilitando o ataque a outras plantas. Use chorume de húmus diluído, borrifando nas plantas infectadas.
Um projeto de jardim bem sucedido é baseado na seleção de plantas adaptadas ao clima e ao solo. É mais fácil encontrar plantas adaptadas do que plantar fora de época ou em solo mal preparado. Sempre que possível utilize espécies nativas. Elas são bem adaptadas às condições locais e realizam uma interação natural, fornecendo néctar e pólen para os insetos.
Muitas plantas são cultivadas em consórcios para produção de néctar e pólen. Isto atrairá muitos insetos benéficos que se alimentam das pragas indesejadas. Plantas insectárias (que atraem insetos benéficos) podem ser introduzidas entre as hortaliças e as árvores frutíferas. Observe bem os arredores. Algumas plantas nutrem diferentes insetos, em diferentes ciclos de vida.  Experimente brócolis, coentro, cravo, dente-de-leão, endro, funcho, mil-folhas e nabo japonês para atrair insetos ao jardim.
Pratique o consorciamento de plantas. O repolho é uma ótima planta companheira. Plante como armadilha para insetos. Vale a pena sacrificar uma planta pela saúde das outras.  Os agrotóxicos são perigosos para a saúde humana e prejudicam o ecossistema. O uso de agrotóxicos permite que as pragas desenvolvam resistência, atrapalhando as condições existentes de controle natural, eliminando até os organismos benéficos.
Aumentar a biodiversidade, com a introdução de interações naturais entre plantas e animais, melhora a eficiência do controle de pragas. Você pode atraí-los com paus ocos, muitos arbustos, árvores nativas, frutíferas, trepadeiras, plantas rasteiras e perenes. A água atrai sapos e libélulas, que se alimentam das larvas aquáticas.  As aves adoram a água e nos dias úmidos também podem encontrar alimento por ali.
Controle Mecânico
O controle mecânico inclui o uso de iscas, barreiras e atrativos para redução das pragas. A serragem ao redor das árvores tem sido utilizada com sucesso contra formigas na Amazônia. Na Índia, as mulheres usam cabelo e cinzas para protege as árvores das lesmas. Garrafas plásticas também são utilizadas com sucesso para proteção.
Receitas naturais para o controle de pragas
Aqui você encontra algumas receitas testadas e aprovadas por vários jardineiros orgânicos.
Suco de pimenta: Separe 500 gramas de pimenta vermelha, 4 litros de água e 5 colheres (sopa) de sabão de coco em pó. Bata as pimentas no liquidicador com 2 litros de água e coe. Misture com sabão e coloque o restante da água. Pulverize as folhas. Ele as protege contra lagartas e pulgão.
Suco de alho: Dissolva 50 gramas de sabão de coco em 4 litros de água quente. Junte 2 cabeças de alho e 4 colheres (chá) de pimenta vermelha. Coe em um pano no e pulverize. É bom repelente para bactérias, fungos, nematóides e insetos em geral.
Cinza e sabão: Dilua 1 kg de cinza peneirada em 18 litros de água e reserve. Pique um sabão em pedra e misture em 2 litros de água. Leve ao fogo até ferver e derreter todo sabão. Coe a calda da cinza e a do sabão e depois misture-as. Pulverize sobre as plantas. Combate o ácaro branco no pimentão e no jiló.
 
Fonte: Soluções Sustentáveis - Permacultura na Agricultura Familiar de Lucia Legan

Comentários

Postagens mais visitadas