Consumir sem prejudicar o Meio Ambiente


Basta ligar a Televisão, “navegar” na internet ou sair na rua que, em espaço de segundos, haverá um bombardeio de publicidade induzindo os indivíduos a consumir determinado produto. Atualmente, as relações humanas são fundamentadas pelo consumo de objetos que embora necessários, serão utilizados, na maioria das vezes, sem nenhuma necessidade. Nesse contexto, é de extrema importância analisar o porquê cada vez mais o consumo se tornar uma das principais características da humanidade e como consumir de maneira responsável, sem prejudicar o meio ambiente.
Cabe destacar primeiramente, que o sistema capitalista é estruturado para o acúmulo de dinheiro por meio do lucro da venda de mercadorias e serviços. Nesse sentido, é formado um ciclo vicioso, no qual o consumo se dar não mais pela necessidade, mas pela influência exercida pela propaganda que tornam os consumidores em “escravo da matéria anunciada”, segundo Drummond de Andrade. Com isso, os indivíduos são levados a um terrível estágio do consumo: o consumismo. Tudo isso, acelerar o processo produtivo, isto é, cada vez que as pessoas consumem, financia mais publicidade para induzir mais pessoas a comprar e aumentar a necessidade da indústria de extrair mais recursos naturais, colaborando para o esgotamento da natureza.
Além disso, se as pessoas consumissem apenas o essencial para a manutenção do bem-estar, haveria um maior equilíbrio entre o homem e o planeta. Se o consumidor se esforçar, será possível consumir sem causar grandes danos ao meio ambiente. Pois, com um simples ato como comer menos carne e mais peixe ou gastar menos folhas de papel imprimindo só o indispensável, isso já causaria bons impactos se feito de forma generalizada. Porém, para isso acontecer é importante que seja reconhecida a responsabilidade que cada ser humano tem perante a natureza.
Portanto, é notório que o consumo pode acontecer sem precisar destruir o planeta. Para isso, deve haver a atuação em conjunto de todos os membros da sociedade. A mídia pode promover a publicidade conscientizando os cidadãos da importância de não descartar produto como sucata tecnológica, que ironicamente ela ajuda a vender, em lixo comum, incentivando as pessoas a enviar para reciclagem. A escola pode colaborar promovendo palestras para a comunidade, demonstrando a importância de se quebrar o ciclo vicioso do consumo. O indivíduo pode ajudar dando preferência a roupas e artigos que não sejam de marcas ou de grifes, pois desse modo, ele não estará provendo a publicidade de empresas corporativas, e estará agindo responsavelmente. Somente assim, o futuro do planeta será garantido para as próximas gerações.  

Fonte: Geovani Araújo Costa

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