Ação Antrópica


Para entender o que é a ação antrópica, vamos ver sua origem no idioma grego: anthropos, que quer dizer, “homem”. Ação antrópica é a ação feita pelo ser humano, homem ou mulher. Esta expressão ficou mais conhecida por causa do problema do meio ambiente. Ela é mais usada em trabalhos técnicos e científicos sobre o tema ambiental.

Plantar uma árvore ou derrubar uma árvore é uma ação antrópica porque foi feita pelo ser humano. A diferença vai estar no resultado desta ação. Cada uma vai ter um impacto no meio ambiente diferente que é conhecido como impacto ambiental.

Em pormenores

A ação antrópica na natureza sempre aconteceu, desde os tempos antigos até hoje em dia.

Hoje em dia, principalmente, a ação antrópica em relação à natureza é bastante precária, pois o ser humano acaba causando danos à fauna e flora em geral, acabando por levar à extinção plantas e animais, e, por vezes, elevando a população de espécies prejudiciais, como mosquitos transmissores de doenças.

Temos vários exemplos dessas ações humanas.

Aquecimento Global - Como sabemos, o aquecimento global sempre existiu e é superimportante, pois sem ele a Terra seria uma bola de gelo.
Hoje em dia, sabemos também que o aquecimento global está se agravando, atingindo um grau de aquecimento prejudicial ao planeta. Agora, está caminhando para, ao invés de uma bola de gelo, uma bola de fogo ( efeitos de comparação simbólicos até o momento) .Isso se dá em grande parte pela ação antrópica. Como? Derrubada de florestas, alagamento de áreas para construção de usinas de energia, muita fumaça em fábricas e outras ações desse tipo.

Derrubada de Florestas - Além de influenciar o aquecimento global, a derrubada ou queimada de florestas também pode ser descrito por si só como um outro problema, que ocasiona outros como uma bola de neve (com o aquecimento global, talvez até essa bola de neve derreta...).
Normalmente, extração de madeira (derrubada) é feita, obviamente, no intuito de conseguir madeira para fins comerciais.De acordo com uma pesquisa feita em anos passados, apenas 1 % da madeira extraída é legal e não predatória.Pois, se a madeira é extraída em excesso e não é replantada, bom, daí poderemos começar a nos preocupar com essa situação.
Já as queimadas de florestas, que ocasionam destruição de fauna e flora em massa, são normalmente feitas para criar pasto para as criações de gado.Novamente, existe grande ilegalidade nesses projetos.

Caça e pesca - Embora a caça de animais seja necessária para a alimentação humana e, claro, de outras espécies de animais (caça de animais por animais), existem as espécies que são ameaçadas de extinção por serem caçadas em excesso, em épocas erradas (épocas de reprodução por exemplo onde os animais deveriam aumentar seu número).
A pesca também não deveria ser realizada em certas épocas, como a época de desova dos peixes.E, certos peixes muito pequenos deveriam ser lançados de volta a água ao serem pescados.

Poluição - Outro terrível fator causado pelo homem contra a natureza é a poluição.A maior parte é a industrial, que é nada mais nada menos que os resíduos jogados nos rios e mares e a poluição das chaminés das mesmas, sem contar o lixo radioativo, que é superdifícil de ser descartado.
Outro tipo de poluição terrível, mas que está presente no nosso dia-a-dia, é a poluição cotidiana ou residencial.O lixo de nossas casas, o papel de chiclete que jogamos nas ruas (lixeiras são para se jogar lixo, sabia?) e coisas assim.Isso mesmo, a triste realidade é que todos nós somos poluidores de primeira.

Existem vários outros exemplos da ação antrópica prejudicial à natureza.

Falemos agora sobre a extinção de espécies que, por tabela, tudo tem a ver com a ação antrópica na natureza.

“Extinção em biologia e ecologia é o total desaparecimento de espécies, subespécies ou grupos de espécies. O momento da extinção é geralmente considerado sendo a morte do último indivíduo da espécie. Em espécies com reprodução sexuada, extinção de uma espécie é geralmente inevitável quando há apenas um indivíduo da espécie restando, ou apenas indivíduos de um mesmo sexo. A extinção não é um evento incomum no tempo geológico - espécies são criadas pela especiação e desaparecem pela extinção.

A extinção também é uma questão de escala geográfica. A extinção local é a extinção de uma população em uma determinada região e não necessariamente de toda a espécie. Isso, em biogeografia, é um fator importante no delineamento da distribuição geográfica das espécies. Eventos de vicariância e de mudanças climáticas, por exemplo, podem levar a extinção local de populações e, assim, configurar os padrões de distribuição das espécies.

Atualmente muitos ambientalistas e governos estão preocupados com a extinção de espécies devido à intervenção humana. As causas da extinção incluem poluição, destruição do habitat, e introdução de novos predadores. Espécies ameaçadas são espécies que estão em perigo de extinção. Extintas na natureza é uma expressão usada para espécies que só existem em cativeiro.”

Existem também o aumento de certas populações de animais causadas pelos seres humanos.Achou um ponto positivo nisso? Veja um exemplo famoso, o mosquito da dengue (Aedes Aegypt).Parece que nem todas as espécies deveriam ter seu numero aumentado.Até as mais normais, pois isso pode causar desequilíbrio na Biosfera e nos Ecossistemas.Um simples coelho ou pardal, que seja, pode trazer problemas se tiver seu número muito reduzido ou muito maximizado.

Resumindo e retomando tudo, a ação antrópica, ou seja, a ação humana com efeitos sobre e na natureza sempre existiu, e sempre teve consequências nem sempre agradáveis.



Fonte: PlanetAtivo

Comentários

Postagens mais visitadas