Hábitos alimentares e Qualidade de Vida


Hábitos alimentares adequados proporcionam ao organismo humano condições para uma vida saudável, acrescentando anos com saúde e disposição para os indivíduos que se propõem a ter uma dieta equilibrada e pautada na moderação. Não existem alimentos proibidos (para a comunidade sadia) ou milagrosos. O segredo está no bom senso.
A alimentação é o combustível para nossa vida, uma vez que nos fornece subsídios para a realização de nossas tarefas diárias. Se não nos alimentamos não temos força ou disposição para a realização das atividades mais banais, além de comprometer seriamente o desempenho das funções vitais no nosso organismo.
Claro que a qualidade do alimento ingerido é fundamental. Não adianta simplesmente comer. É preciso alimentar-se corretamente, fornecendo ao organismo os nutrientes necessários para seu perfeito funcionamento, sem carências ou exageros.
Uma alimentação balanceada, contendo equilibradamente frutas, cereais (inclusive integrais), verduras, legumes, carnes e leite, pode contribuir positivamente para a manutenção da saúde do indivíduo.
Entretanto é sempre bom ressaltar que a diversidade dos alimentos é fundamental, pois não existem alimentos completos capazes de fornecer ao organismo toda a gama de nutrientes requeridos para sua manutenção, preservando-lhe a saúde. Então a premissa da boa alimentação está fundamentada, principalmente, na diversificação de alimentos ofertados em quantidades adequadas, o que não significa dizer exagero, pelo contrário, a moderação é imprescindível.
Convém lembrar que, o Brasil, como em outros países adeptos das “comidas rápidas” servidas em qualquer lanchonete, apresenta problemas sérios de saúde pública decorrentes da má alimentação. Isto porque o sabor dos alimentos foi colocado em primeiro plano, não que a alimentação não deva ser um prazer, ela pode e deve ser considerada desta forma, porém é necessário compreender que os alimentos precisam cumprir suas funções no organismo, não apenas saciar a fome ou estar a serviço da gula.
Estes lanches rápidos normalmente estão carregados de gorduras saturadas, comprometendo seriamente o equilíbrio alimentar do indivíduo e não podem, portanto, fazer parte da dieta alimentar do mesmo, sem causar-lhe dano, mesmo que seja em longo prazo.
Obviamente que uma vez ou outra é possível e agradável comer uma pizza ou qualquer outra refeição pelo simples prazer que proporciona, o que é desaconselhável é fazer disso uma constante, substituindo frequentemente uma alimentação saudável por um lanche com excesso de gordura e incapaz de proporcionar os nutrientes dos quais o organismo necessita.
Tornado-se hábito, pode levar a sérias complicações orgânicas, prejudicando a saúde do indivíduo em médio e longo prazo. Por isso é bom estar atento ao que estamos ingerindo, além de cuidar desde cedo da alimentação das crianças, insistindo com elas sobre a adoção de hábitos saudáveis que serão revertidos em qualidade de vida.
A alimentação realmente é um prazer que precisa ser saboreado e compartilhado com pessoas das quais gostamos, portanto é importante fazer das refeições um momento alegre para ser lembrado posteriormente, e não apenas o gesto mecânico de saciar a fome. Não é sensato comer rapidamente qualquer coisa, é preciso valorizar a vida, realmente alimentando-nos adequadamente, provendo nosso corpo e espírito de elementos dos quais necessitam.
Alimentação e Meio Ambiente
Pouca gente percebe, mas o cuidado do meio ambiente pode começar na nossa cozinha e no nosso relacionamento com o consumo de alimentos. As ações individuais podem, juntas, promover um grande impacto no meio ambiente, tanto para melhorar como para piorar. Observe alguns pontos importantes no que diz respeito ao consumo sustentável e manutenção de boa saúde nutricional:
1 - A água representa um “elo” muito importante nas questões ambientais. A agricultura é a maior usuária dela. Portanto, deve-se evitar ao máximo o desperdício de hortaliças e frutas, já que somente para produzi-las já se gastou muita água. Cozinhar grandes porções e manter congeladas, evita que se gaste água com panelas e diminui o sabão enviado ao sistema de esgoto. Higienizar as hortaliças e frutas assim que chegar em casa e armazenar em geladeira, aumenta a vida útil do produto.
2 - Consumir produtos de produção local, diminui o uso de combustíveis gastos para o transporte.
3 - Consumir produtos de origem orgânica diminui o uso e abuso de agrotóxicos cujo potencial poluidor vai desde o momento da utilização até o residual que pode ser ingerido junto com o produto em questão. O uso de agrotóxicos polui os lençóis de água subterrâneos, desequilibra a fauna e interfere diretamente na saúde humana.
4 - Consumir produtos de venda a granel diminui o uso de embalagens. Além de diminuir o lixo, evita-se o consumo dos produtos resultantes da interação alimento-plástico, que também são extremamente prejudiciais à saúde!
5 - Preferir carnes brancas. Para cada quilo de frango, são gastos 4,5 litros de água. Em contrapartida para produzir 1 kg de carne vermelha são gastos cerca de 65 litros de água! Impressionante, não?
6 - Por fim, reciclar todo o lixo possível.
Com pequenas mudanças no dia a dia podemos, juntos, ajudar a cuidar do planeta! 

Comentários

Postagens mais visitadas