Composteira: vale ou não vale a pena fazer ou ter uma em sua casa


A maioria das pessoas não percebe ou desconhece os problemas reais associados ao despejo de resíduos orgânicos em aterros sanitários. Geralmente, considera-se que o despejo de resíduos orgânicos é biodegradável e que não causa prejuízos utilizar aterros sanitários. Se continuarmos pensando dessa forma, teremos que ter aterros cada vez maiores, que são altamente poluentes.
A composteira é uma boa opção para dar uma destinação mais adequada a boa parte do lixo orgânico produzido em casa. Assim, restos de comida, cascas de frutas e de legumes, folhas de plantas e até saquinhos de chá e papéis velhos (sem tinta) podem ser usados para alimentá-las. Basta apenas ter dedicação e observar alguns cuidados e ela certamente não vai provocar mau cheiro, nem a proliferação de insetos. Não é complicado ter e manter uma em sua casa.
Depois de algum tempo necessário para o processo de decomposição de todo esse material, você terá um ótimo adubo natural para dar mais vida e saúde às suas plantas.
O Instituto de Botânica da Universidade de São Paulo afirma que até metade do lixo orgânico doméstico pode ter esse destino mais nobre do que os aterros sanitários das cidades. Além de reduzir os riscos ambientais, isto gera também uma grande economia às prefeituras.
Há muitas boas receitas de como se fazer uma composteira doméstica na internet. Mas gostei de uma idealizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Para quem não sabe, a Embrapa é uma das instituições mais avançadas na área de desenvolvimento de novas tecnologias para a agricultura e a pecuária no Brasil.
A composteira da Embrapa é extremamente simples e barata que não ocupa espaço porque é verticalizada. Serão necessários apenas três baldes, uma torneira de plástico e um pequeno filtro feito de algodão e carvão em pó. E, convenhamos, se foi projetada pela Embrapa, com certeza funciona e bem.
O adubo totalmente ecológico que vai se formar tem tanta qualidade que você poderá até usá-lo para incrementar uma pequena horta. Até mesmo o chorume – o líquido produzido pela decomposição dos materiais orgânicos – pode ser aproveitado para regar as plantas. Segundo a Embrapa, ele é um ótimo fertilizante.
Resíduos orgânicos ocupam a maior parte do espaço em aterros
Despejar resíduos orgânicos em aterros tem alto impacto ambiental e econômico negativo, ao contrário de se utilizar uma composteira, quer ela seja de fabricação caseira ou uma mais sofisticada como uma elétrica por exemplo. Simplesmente separar os resíduos orgânicos de outros resíduos e despejar em aterros causa diversos problemas como liberação de metano, odor, doenças, contaminação do lençol freático, e não reduz a quantidade de espaço necessário. Essa decomposição demora muito tempo e é altamente nociva ao meio-ambiente.
Existem várias outras consequências econômicas positivas
Diminuir a quantidade de resíduos orgânicos reduz o custo de manutenção de um aterro. Assim, seu tamanho será menor, menos poluente e mais fácil de ser mantido. Os custos para transportar o lixo por caminhão também são reduzidos. Algumas empresas e hotéis têm sido capazes de salvar milhares de dólares por ano em custos operacionais, adotando técnicas locais de compostagem para resíduos orgânicos na própria fonte geradora.
Reduzir, compostar e reutilizar deveria ser o conceito principal das famílias hoje em dia. Deveríamos ter como base reduzir a quantidade de resíduos orgânicos gerados por compostagem, reduzindo significativamente os recursos gastos com gestão de resíduos. Ao reciclar os resíduos orgânicos através de compostagem local, nosso mundo se torna mais verde. Ao reutilizar o produto final como adubo ou condicionador de solo, completamos o ciclo e contribuímos  para um mundo melhor.
No final das contas, acho que vale muito a pena ter uma composteira em casa. 

Fonte: Afonso Capelas Jr e Luiz Henrique Lopes

Comentários

Postagens mais visitadas