O poder da natureza e a importância de preservá-la


Engana-se quem pensa que o homem é capaz de dominar a natureza, prova disso são as inúmeras tragédias naturais que vêm aumentando com o decorrer dos anos. São terremotos, tsunamis, enchentes, furacões, tornados, vulcões e muito mais. Tudo vem a demonstrar que estamos vivendo em desequilíbrio com a natureza, e não estamos respeitando sua força avassaladora.
A natureza está por aqui bem antes do surgimento da espécie humana, portanto, se torna a dona de tudo. E, como seres humanos, encontramos em nossa tecnologia e evolução um ego que não cabe em nós, acreditando que podemos fazer e desfazer da Terra sem que soframos nenhum tipo de consequência.
As consequências têm se mostrado extremamente negativas, culminando com a morte de milhares de pessoas ao redor do mundo, acabando com perspectivas e alegrias de muitas famílias.
O poder da natureza
Na Medicina - Além da natureza ter esse poder de mover e remover terras, de proporcionar destruição e transformação de lugares e coisas, ela ainda pode transformar a vida das pessoas. A natureza tem um poder curativo muito grande a começar pelo contato com a mesma, causando um inúmero bem estar, proporcionando sensação de conforto, alegria e equilíbrio.
A natureza, através de suas plantas, raízes e flores também tem poder de curar e tratar muitas doenças, sem que haja a necessidade de usar medicamentos convencionais, feitos em laboratórios. Por exemplo, grande parte dos índios não tem acesso a medicamentos e, por isso, tratam seus doentes usando chás e unguentos com propriedades medicinais, sendo capazes de cicatrizar ferimentos, diminuir febre e cortar diarreia.
Essa medicina alternativa, feita a base de produtos naturais, já ganhou o mundo e, muitas pessoas têm deixado de lado os medicamentos industrializados para se tratar apenas com plantas e ervas. Claro que todos nós sabemos que há determinadas doenças que precisam mesmo de tratamentos convencionais, e, além disso, as ervas medicinais precisam ser usadas com todo o cuidado, pois, ainda que sejam naturais são uma forma de medicamento, portanto, merecem atenção.
Na Alimentação - Os produtos naturais são os mais adequados para que se tenha uma alimentação saudável, especialmente por serem compostos basicamente de fibras e vitaminas. Há bastante tempo que os alimentos têm sido usados como fonte de vida e saúde, já que cada um deles carrega em si uma maneira de auxiliar no melhor funcionamento do organismo.
O uso indiscriminado de alimentos industrializados tem levado a um aumento de uma sociedade obesa e doente. Esses alimentos carregam uma carga imensa de sódio e gorduras, causando doenças como diabetes, colesterol, pressão alta e muito mais, e, muitas delas podem levar a ataques cardíacos e derrames cerebrais, muito deles fatais.
A natureza e a produção de alimentos funcionais
Alimentos funcionais são aqueles naturais ou ainda aqueles que são enriquecidos a partir de aditivos alimentares, tais como minerais, vitaminas, substâncias dietéticas, Ômega 3, culturas bacterianas, antocianinas, fibras (prebióticos, probioticos, dentre outras)carboidratos que possam auxiliar na manutenção da saúde e na diminuição do contágio de doenças. Pesquisadores da área ainda estão buscando avaliar os contras e prós do uso constante de alimentos funcionais na alimentação das pessoas, buscando sempre uma melhor qualidade de vida.
Classificação - De uma maneira generalizada, podem ser classificados em 04 classes básicas: diminuidores de riscos cardiovasculares, compostos antioxidantes, reguladores da parte do organismo relacionada ao trato gastrointestinal e ainda aqueles ligados às funções psicológicas e comportamentais.
Em outros países os alimentos funcionais mais conhecidos e consumidos são os sucos enriquecidos com vitaminas, os iogurtes com probioticos e ainda o pão enriquecido a partir da inclusão dos ácidos graxos ômega 3.
Origem desses alimentos - Essa concepção de alimentos funcionais fora introduzida, num primeiro momento, no Japão, ainda nos anos 80, sendo relacionada a uma forma de cardápio mais individualizada, buscando uma melhor saúde, um estilo de vida, e levando em consideração também o sexo da pessoa e sua necessidade para encontrar alimentos que lhe fazem bem e que lhe fazem mal.
De acordo com a Anvisa o alimento funcional é caracterizado, como um ingrediente ou alimento que, além de cumprir com suas funções basicamente nutricionais, quando ingerido, fazendo parte da alimentação cotidiana, causa benéficos efeitos para a saúde.
Os mesmos tem sido constante alvo de estudos e embora não sejam capazes de promover a cura das doenças, contém substâncias naturais que são capazes de reduzir ou de prevenir o risco de determinadas enfermidades.
Antes de passar a ingerir os alimentos funcionais, é importante que se faça uma consulta a um nutricionista para que as porções e escolhas dos alimentos sejam bem feitas, cumprindo com as necessidades originais de cada pessoa.
O poder da natureza e religião
Há bastante tempo que a Natureza é vista como uma deusa, por isso é respeitada por muitos povos, que inclusive ainda acreditam que a mesma é composta por seres Elementais, que refletem todo o poder da natureza. Esses seres são invisíveis aos olhos humanos, e habitam um universo próprio, mas totalmente relacionado àquele que vivemos, porém, contam com sua filosofia, suas leis, objetivos e forma de viverem a vida especialmente particular.
Podem ser comparados a espíritos que têm uma direta ligação com os elementos naturais.
Esses seres são por isso, denominados espíritos da natureza, já que vivem em permanente contato com a flora e a fauna, as quais possuem a incumbência de defender.
O termo Elemental carrega o significado de “Espírito Divino”, são os espíritos que povoam a natureza. Eles são seres dinamizadores das energias que formam e integram aos Elementais da Natureza.
A denominação de elementais origina-se dos quatro elementos presentes na natureza, que são: Água, Terra, Fogo e Ar, e tinham verdadeiramente, duas formas: a “física”, aquela que era passível de sofrer avaliação através dos sentidos e ainda aquela “espiritual”, ligada a parte de sua essência. 

Comentários

Postagens mais visitadas