O que é um ECOSSISTEMA por um ponto de vista mais complexo


Ecossistema é uma comunidade (conjunto) que possui elementos físicos (ar, água, solo, rocha, etc.) e elementos vivos (animais e vegetais, dos grandes até os microscópicos).
Em um ecossistema, os elementos físicos e os elementos vivos estão unidos numa mesma área, coexistindo num processo de dependência. Por exemplo, em uma floresta, a energia do sol permite que os vegetais vivam. Isto é de importância comprovada pelo fato de que os animais herbívoros (que se alimentam exclusivamente de vegetais) morreriam de fome caso não existissem os vegetais.
A natureza é muito interessante. Alguns animais alimentam-se somente de vegetais e outros, alimentam-se de outros animais. Todo este processo forma um ciclo que inicia da terra e retorna a ela.
Podemos então considerar como ecossistema, uma floresta, um lago, um rio, uma casa e seus moradores, uma rua...O UNIVERSO!
Você observou que existem diversos ecossistemas e que a ecologia estuda todos eles. Então se queremos o bem da ecologia, nada melhor do que "DESENVOLVER OS ECOSSISTEMAS", começando pelo seu próprio ecossistema.
Ecossistema Indivíduo
Uma pessoa é um ecossistema, (até pode ser discutível), mas nela existem elementos vivos e elementos físicos.
E, como indivíduo, precisa ter o seu próprio ecossistema em equilíbrio para sentir-se bem. Podemos escolher diversos caminhos mas devemos primeiro cultivar a saúde mental e física.
Pensamentos negativos e que fazem você sentir mal consigo mesmo não levam a parte alguma. Você já observou pessoas alegres que procuram encarar os problemas da vida como desafios e/ou como processos naturais de amadurecimento?
Elas vivem intensamente e suas ações ou palavras sempre são positivas.
Cultive sua saúde mental. Aceite o fato de que pessoas e situações difíceis são na verdade como "professores" que ensinam você a evoluir cada vez mais. Leia, pesquise, estude, converse, faça parte de sua comunidade e dos acontecimentos. Participe intensamente!
Ao falar em saúde física, o primeiro pensamento que nos vem à cabeça é o exercício do corpo, cujo benefício é indiscutível. Os velhos conselhos de não beber ou fumar e comer em excesso, ainda são muito úteis. Além disso, a visita ao médico e ao dentista certamente poderão evitar inúmeros aborrecimentos.
Ecossistema Casa
Cuidar do menor habitat (lugar de vida de um organismo ou indivíduo) do ser humano desenvolvido, pode ser um meio de lutar positivamente pela ecologia, transformando o seu ecossistema casa num exemplo de excelente qualidade de vida, ajudando assim, a conservar o meio ambiente.
Práticas simples podem ser adotadas para que isto aconteça entre ela manter sua Casa Limpa!
A limpeza constante do local onde moramos, além de nos proporcionar bem estar físico e psicológico, evita inúmeros aborrecimentos, como o aparecimento de ratos, aranhas, baratas, pó excessivo, doenças, etc.
Não deixe animais domésticos lamberem crianças ou subirem nas camas. Cachorros e gatos podem ser muito bonitinhos, mas nem por isso deixam de transmitir doenças como por exemplo, a toxoplasmose entre outras, cuide deles, com as adequadas vacinas.
Limpe a casa sempre. Esfregue e lave o chão, paredes e debaixo dos móveis. Tape possíveis buracos e brechas no chão ou parede, onde percevejos, escorpiões ou barbeiros podem se esconder.
Ecossistema Rua
As árvores são públicas e se na sua rua existirem árvores, elas trarão muitos benefícios, como sombreamento, decoração, diminuição da poluição sonora, proteção contra os ventos, ação sobre o bem estar físico e psicológico dos moradores e transeuntes.
Além disso, irá purificar o ar. Sendo assim, se sua rua não possue árvores, peça à Prefeitura de sua cidade para arborizá-la, ou plante você mesmo. Se sua rua possui árvores ajude a cuidar delas. Não permita a depredação delas. Se observar alguém tomando esta atitude, procure explicar todos os benefícios que uma rua bem arborizada pode trazer.
Ecossistema Cidade
Com o progresso industrial, a poluição do ar está aumentando dia a dia, principalmente nos centros urbanos e industriais. Isto não é um problema das indústrias ou ecológico, é uma simples decisão e relação econômica do uso de equipamentos antipoluentes.
Uma se para que todos não aumentem a poluição sonora, hídrica ou eólica e participem então de sua diminuição.
Cuide da Área Verde de sua Cidade!
Ajude a educar o povo a cuidar dos parques e das praças, participe, dê sua opinião. Quando necessário for a intervenção de uma autoridade, chame a Prefeitura.
Incentive os Colégios a ensinarem Educação Ambiental.
Você melhora um país educando o seu povo. Uma educação que passa pelo conhecimento pessoal das coisas, com o ensino informal e chega ao seu auge através do respeito às leis e normas, as condições primordiais urbanas, para que o convívio coletivo não chegue ao extremo dos crimes ou atritos.
As cidades devem ser limpas e arejadas, com boa estrutura viária, atendimento às pessoas e suas necessidades elementares, áreas verdes, parques, lazer, saúde e principalmente uma boa perspectiva de futuro. E as cidades se estruturam em unidades geo-políticas, como o: ecossistema município e estado.
Ecossistema País
Se todos os estados estiverem atuando plenamente na sua política de meio ambiente, com suas populações conscientes de sua participação, com os políticos preocupados em elaborar leis que sejam boas, tanto para o progresso quanto para a ecologia, poderemos ter uma união entre o estado. Com esta aliança forte, teremos um país com o meio ambiente saudável, onde todas as pessoas entenderão o que é Ecologia, e saberão que fazer para ajudá-la.
A preocupação das condições ambientais de um estado precisam ser cuidadas de forma coletiva pelo País, e posteriormente pelas nações. A população de um Estado pode causar conseqüências no Estado vizinho, e este dano não será menor por estar longe de nós. Nossa consciência não deve possuir limites de fronteiras físicas ou geo-políticas. E a união de todos os países melhorar o nosso Ecossistema casa.
Ecossistema Terra
Uma ação conjunta de todas as nações, elaborando uma equilibrada distribuição de alimentos, uma utilização consciente dos recursos naturais, um desenvolvimento científico-tecnológico, que não agrida o meio ambiente, fará muito pelo PLANETA.
Podemos viver com moderação, piedade, justiça, todos unidos - povos dos mais diferentes países com um objetivo em comum: melhorar cada vez mais a vida do Planeta Terra!
Melhorar cada vez mais a vida do Planeta Terra!
Os problemas do planeta precisam ser analisados com respeito aos povos e suas peculiaridades, mas com o espírito coletivo. Nações podem ser desenvolvidas e reduzir suas florestas, enquanto outras mantém áreas naturais, desde que o benefício e o custo sejam adequadamente distribuídos.
A pobreza e a fome é uma questão de distribuição, antes de qualquer debate de capacidade de produção, se olharmos a terra como um planeta único.
É preciso conhecimento de escala e tempo da realidade de cada um.
Nossa dimensão em alguns casos é muito pequena para determinados projetos, mas em outros, está muito maior do que as pequenas crises que criamos.
O mar precisa ser integrado e cuidado com os Continentes e o ar, mantendo a integridade de sua redoma de vida em nosso planeta.
Esforços de guerra podem ser substituídos por esforços de desenvolvimento. A morte trocada pela vida. O desespero pela vida.
Garantir a todos os homens, mulheres, animais, plantas, um futuro comum, e a preparação para o Ecossistema final mais próximo que conhecemos: ecossistema universo.
Ecossistema Universo
NÓS SOMOS O UNIVERSO! Tornando o Planeta Terra saudável, você estará melhorando tudo que existe, o sistema solar, o macrocosmo, o cosmo, o mundo!
Todos nós podemos aprender a consertar os erros do passado, fazendo tudo o estiver ao nosso alcance, mas fazendo mesmo!
Agindo nos diversos ecossistemas, todos podemos não somente saber o que é ECOLOGIA , mas podemos viver junto com ela, aprendendo, participando, ensinando e finalmente ajudando nosso Universo de uma forma positiva e ativa, sabendo consertar o que nos foi dado por DEUS, aplicando o princípio que o mais importante é o "NÓS", e que a terra não é uma herança de nossos país, e sim, um empréstimo de nosso filhos! 

Fonte: Engº. Florestal Luciano Pizzatto, Engª. Inezita M. Sampaio e Engª. Estefânia Denardi

Comentários

Postagens mais visitadas