Carona Solidária reduzindo a poluição do ambiente


Em tempos de longos engarrafamentos, devemos pensar em alternativas boas para que o trânsito melhore e todos possamos nos locomover e chegar a nossos destinos. Muitas pesquisas indicam que aqui no Brasil, os carros costumam andar apenas com o motorista, tudo bem que nem sempre os meios de transportes ajudam, mas fazendo assim apenas aumenta a poluição e a quantidade de carros nas ruas, então o que fazer?
O egoísmo das pessoas
Quando os jovens alcançam a maior idade, os tão sonhados 18 anos, a primeira coisa que eles querem fazer é tirar a carteira de motorista, para assim poder ganhar um carro dos pais e parar de andar de ônibus. Isso seria perfeito se as avenidas e ruas brasileiras não estivessem entupidas de carros e completamente engarrafadas.
Estima-se que 95% dos carros que circulam nas grandes cidades, as grandes capitais estaduais do Brasil, tenham apenas o motorista como ocupante. E que em casas onde existem 3 adultos que possuam a carteira de motorista, todos os 3 tem carro e saem ao mesmo tempo com seus veículos.
A alegação para que eles façam isso, é que cada um tem um horário diferente, e que um não pode esperar pelo outro. Mas a desculpa mais forte é o fato de que o transporte público do Brasil seja ele: ônibus, trem, vans e metrôs são precários e já estão superlotados.
Isso é uma verdade que atinge todas as localidades do país que possuem esse serviço, porém para que haja uma melhoria no transporte usado pela grande massa, é necessária a cobrança das pessoas, e não somente aquelas que fazem uso. Mas o que realmente pode bater mais forte na sua consciência, é fazer você lembrar que um dia pode precisar do transporte público e você nunca se importou, afinal nunca precisou.
Diante de tudo isso, podemos perceber uma mentalidade egoísta das pessoas que além de não pensarem no familiar, não pensam no próximo que sofre com o transporte público cheio, que passa horas em pé, preso no engarrafamento. Vale ainda ressaltar que em uma cidade relativamente grande, isso se torna uma realidade constante. Portanto, quem mora em um grande centro, sofre dentro ou fora do transporte público.
O problema do engarrafamento
Antigamente, nessas mesmas cidades citadas acima, só se tinha engarrafamento nas chamadas hora do rush, em outras palavras, quando todos estão indo trabalhar ou estão voltando do serviço.
Com esse aumento desenfreado na quantidade de carros nas ruas do país, esse horário do rush passou a ser qualquer hora do dia, uma batida, um semáforo apagado ou qualquer coisa que fuja do comum, faz com que as vias fiquem engarrafadas rapidamente.
Outro problema que faz com que os engarrafamentos aumentem em todo o Brasil, é que o país está repleto de obras. São obras de melhoria para uma coisa ou para outra, obras e mais obras interminaveis. Então, se juntarmos obras e mais obras com muitos carros, o resultado sem dúvida será os grandes engarrafamentos que estão batendo recordes quase que diariamente.
Encontrando soluções
Diante de tantos problemas, nos vemos buscando soluções. Em algumas cidades em que estão sendo criados os corredores exclusivos de transporte público, está mais rápido ir trabalhar ou estudar de ônibus, por isso algumas pessoas estão deixando o carro em casa e assim economizando inclusive com gasolina e estacionamento.
Em contrapartida, os ônibus estão ficando mais cheios, causando assim uma grande interrogação em quem precisa sair de casa. Ir de ônibus e chegar mais rápido, porém correndo o risco de ir pé e apertado, ou ir no conforto do carro, demorando mais, ficando preso no engarrafamento, escutando a música que gosta, mas sem ser importunado por outras tantas pessoas?
Conhecendo a carona solidária
Por outro lado, uma campanha que começou nos Estados Unidos começou a ganhar uma carinha e jeitinho brasileiro. A chamada Carona Solidária, ela é basicamente o que o nome fala, uma carona que é oferecida para quem está indo para o mesmo lugar ou na mesma direção.
Um dos pontos fortes dessa campanha é que se você se juntar com mais 4 amigos ou familiares que também possuam carros e precisam ir para o mesmo local ou para as proximidades que você. Você só sairá com seu carro 1 (uma) vez por semana, afinal na segunda você vai dirigindo, na terça entra em ação um de seus amigos, na quarta outro, na quinta mais um e na sexta outro. Quando for na semana seguinte, começa o rodízio novamente.
Segundo pesquisas, em uma cidade como São Paulo, que possuem mais de 5 milhões de carros na cidade, se essa conta acontecer, 25 milhões de pessoas se locomoverão dentro da cidade, mas somente 5 milhões de carros circularão. Isso é um verdadeiro sonho para os engenheiros de trânsito da cidade de São Paulo.
Obviamente, o exemplo foi da maior cidade brasileira, mas essa carona pode e deve acontecer em todos os locais do país. Veja o exemplo dos alunos da Universidade Federal do Ceará, a UFC. Eles se reuniram através de uma rede social, o facebook, criaram um grupo e lá compartilham quem oferece a carona, e quem precisa da carona.
Esse exemplo, além de ser super solidário, é extremamente amistoso, fazendo que alunos conheçam outros alunos. Este tipo de exemplo deveria ser seguido, nos escritórios e em outras faculdades, assim teríamos um número reduzido de carros rodando pela cidade.
Os americanos estão esquecendo os carros
Provavelmente eles são os que mais inspiravam o mundo sobre ter carro, assim que tivessem a idade permitida. Porém de uns tempos para cá, muitos americanos estão mudando o pensamento e adotando a bicicleta como o meio de transporte oficial. Então você vai afirmar, eles têm um transporte público decente e ciclovias que permitem deixar os carros em casa.
Isso tudo é verdade, mas ao deixarem o carro em casa, ou nem ter o carro, faz com que o governo seja obrigado a pensar neles. Talvez seja isso que nós brasileiros tenhamos que fazer, lutar mais pelo o que acreditamos, preservar o que já existe e tentar modificar e ajudar o próximo. 

Comentários

Postagens mais visitadas