A importância dos Gestores Ambientais


Defender o meio ambiente, na atualidade, passou a ter influência nas estratégias da célula social, algumas empresas estão aderindo a nova filosofia da satisfação das necessidades do cliente, a melhoria da vida à comunidade, tentando solucionar os problemas da poluição no meio ambiente natural com vistas a sustentabilidade que é satisfazer as necessidades do presente sem comprometer o futuro do meio ambiente natural.
A evolução da abordagem da questão ambiental vem sofrendo, inicialmente, com as constatações de que as atividades produtivas geram poluição e degradação ambiental, a abordagem era de controle das atividades poluidoras dissociadas do processo de produção, onde se adicionam custos para despoluir. Essa abordagem deu lugar à compreensão de que as questões ambientais estão relacionadas diretamente com o processo produtivo, onde a poluição dos recursos naturais, através da geração de resíduos e emissões, representa desperdício de insumos e matéria-prima.
A implantação de Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa garante a redução da carga poluidora gerada, porque envolve a revisão do processo produtivo com vistas à melhoria contínua do desempenho ambiental da organização, resultando na diminuição do consumo de matéria-prima e insumos e das emissões de poluentes e resíduos. A certificação desses sistemas é um mecanismo que permite que se formalize a internalização do sistema e dos instrumentos previstos na política ambiental da organização.
Em um mercado globalizado, competitivo e de consumidores exigentes, a gestão ambiental passou a ter maior relevância, pois as empresas mais bem controladas têm seus custos reduzidos porque consomem menos matéria-prima e insumos, geram menos sobras e lixo, reutilizam, reciclam ou vendem resíduos e gastam menos com o controle da poluição e recuperação ambiental.
Desta forma, as empresas ganham competitividade por meio da gestão ambiental, tanto para a sua sobrevivência no mercado global quanto para controle dos aspectos ambientais, garantindo a sustentabilidade do processo de desenvolvimento e, consequentemente, a melhoria da qualidade ambiental e de vida da população.
Assim é necessário que o País disponha de um sistema de certificação voluntário que tenha credibilidade perante a comunidade internacional, para garantir a manutenção e ampliação dos negócios realizados e evitar que esses mecanismos sejam utilizados como barreiras não tarifárias ao comércio.
O problema ambiental vem ocupando, nos últimos anos, vastos espaços na mídia, porém com pouco impacto na opinião pública. Todos nós temos consciência da importância da preservação do meio ambiente, da forma como a sua adequada gestão pode melhorar a nossa qualidade de vida e de produtividade das empresas, da forma como um ambiente adequadamente gerido, tanto no nosso meio familiar, como no meio profissional, pode repercutir-se favoravelmente em nossas vidas. Porém, velhos hábitos e/ou mesmo uma formação educacional não voltada para a necessidade de preservar o meio ambiente tem feito com que a grande maioria de nós, apesar de reconhecermos essa necessidade, não estejamos dispostos a pagar o preço da inevitável mudança de hábitos e comportamentos, para nos inserirmos numa sociedade onde o desenvolvimento sustentado e a preservação ambiental sejam a nossa prioridade.
Neste aspecto a ação do Gestor Ambiental é vital para conduzir, direcionar e controlar o uso e a conservação dos recursos naturais, através de determinados instrumentos, que incluem medidas econômicas, regulamentos, investimentos e financiamentos, requisitos interinstitucionais e jurídicos.
A gestão ambiental veio para ficar e cresce, a nível mundial, a sua importância para minimizar a poluição ambiental e a organização deve dar-se conta da necessidade do desenvolvimento sustentável para o bem da humanidade.
O futuro começa hoje. Simples. Talvez.  

Comentários

Postagens mais visitadas