Sustentabilidade: Realidade ou Ficção


Diferente dos tempos de outrora, não basta dizer que é sustável apenas a ação de plantar uma árvore.

Pensando a longo prazo, várias debates foram feitos, entre países e empresas, para discutirem várias formas de promover o crescimento econômico sem prejudicar o meio ambiente, isto é o crescimento sustentável.

Conferências foram feitas, ao logo dos últimos 40 anos, com o objetivo de produzir mais, mas sem causar maiores danos à natureza, entre elas estão a de Estocolmo em 1972, a Eco-92 e, mais recentemente, a Rio+20, onde, neste último, um dos temas principais foi a Economia Verde e o Aquecimento Global.

O principal objetivo da Economia Verde é possibilitar o desenvolvimento econômico, compatibilizando-o com a promoção da igualdade social, a erradicação da pobreza e a melhoria do bem-estar dos seres humanos, reduzindo os impactos ambientais negativos e evitando escassez de recursos naturais. Para isto não basta ser apenas ecologicamente correto, mas também deve ser economicamente viável.

Um dos temas debatidos foi a explosão do crescimento populacional que tem, por consequência, o aumento da demanda por alimentos e água e o aumento do consumo com a produção de mais lixo, além do aumento da necessidade por matérias primas, tais como a madeira.

Reciclar e valorizar a natureza, preservando seus escassos e preciosos recursos, são umas das formar de garantir o nosso futuro e dos nossos filhos e netos. Estas ações não devem ser tomadas só pelos governos, uma vez que, todos nós poluirmos com a emissão de CO² na atmosfera com nossos carros, e também o pelo excesso de lixo que produzimos, que é resultado do consumismo, incentivados pelas políticas econômicas.

É indispensável que estas ações ocorram urgentemente para que a sustentabilidade passe a ser algo real e palpável e não uma mera ficção.



Fonte: Luiz Henrique Lopes

Comentários

Postagens mais visitadas