RELAÇÃO HOMEM E NATUREZA - Parte 2


A relação homem-natureza não é recente, desde que a espécie humana surgiu ocorrem interações. A expansão dos centros urbanos distanciou o homem do contato com a natureza.
Remanescentes de vegetação nativa são de suma importância, pois servem como refúgio de plantas e animais não adaptados ao perímetro urbano. A conservação desses ambientes é importante para que haja uma diversidade de representantes da fauna e flora, uma vez que esses locais garantem uma fonte contínua de recursos para os mesmos. Quando esses locais são desmatados, perdem-se informações valiosas.
A relação Homem-Natureza é uma das mais contraditórias que existem, pois ao mesmo tempo que o homem necessita da natureza a destrói com os seus processos industriais. A mesma natureza que oferece matérias-primas para as indústrias criadas pelo homem é aquela que é agredida pelos processos industriais.
O homem entende que os processos industriais existem para gerar empregos, desenvolvimento, conhecimento e uma vida melhor para as pessoas. O grande problema está no fato de que o homem se afastou bruscamente do mundo natural. A partir do momento em que a natureza passa a desaparecer e se revoltar o homem tem um sério problema.
Podemos dizer que o mais curioso das relações Homem-Natureza está no fato de que todos os dias os homens contaminam a água que precisam para sobreviver, o ar que respiram e acabam com o solo do qual provém os seus alimentos enfim sabotam a sua própria sobrevivência.
Cada vez que o homem destrói a natureza está na verdade destruindo a si mesmo e aos seus descendentes. Sem a natureza o homem não pode sobreviver, pois é impossível viver num mundo em que não se pode respirar ou no qual não há água, por exemplo.
Existe, na natureza, um equilíbrio biológico entre todos os seres vivos. A poluição pode ser entendida como qualquer alteração do equilíbrio ecológico existente. A poluição é essencialmente produzida pelo homem e está diretamente relacionada com os processos de industrialização e a consequente urbanização da humanidade.
Para que haja qualidade de vida e não se coloque a saúde em risco temos de lembrar de nosso compromisso com o Meio Ambiente, é necessário que o ambiente esteja protegido das agressões constantes do homem. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas