POLUIÇÃO DAS ÁGUAS


A água limpa e fresca é essencial para todas as formas de vida. Infelizmente, desde que começamos a inventar máquinas e a construir grandes fábricas que a maior parte dos rios, lagos e mares da Europa tem sido utilizada como uma forma fácil de nos livrarmos do lixo. Esta atitude causou danos a muitas plantas e animais em milhares de quilometros de rios, pondo em risco a saúde humana e poluindo também as águas costeiras.
Poluição das Águas é um tipo de poluição causado pelo despejo de esgoto residencial ou industriais não tratados em cursos de água (rios, lagos ou mares) ou ainda pela contaminação por fertilizantes agrícolas.
O conceito de água poluída compreende não só as modificações das propriedades físicas, químicas e biológicas da água, mas também a adição de substâncias líquidas, sólidas ou gasosas capazes de tornar as águas impróprias para os diferentes usos a que se destinam.
A poluição da água está associada a diversos fatores
1 - Ao aumento da população
2 - Ao desenvolvimento urbanístico
3 - E à expansão industrial.
Os mares, rios e lagos têm vindo a ser utilizados como um gigantesco caixote do lixo, acreditando-se que grandes massas de água tudo diluem e tudo dispersam a uma velocidade suficiente para evitar qualquer poluição. A poluição da água pode ter várias origens, tais como biológica, térmica, sedimentar e química.
A poluição das Águas é a responsável
1 - Pela morte de muitos animais através das marés negras provocadas pelo derrame de petróleo; através dos resíduos de águas de lavagens de barcos que contêm detergentes e restos de óleos, esgotos, descargas poluentes de fábricas para rios e  ribeiros, dos adubos químicos e dos pesticidas que ao infiltrarem-se na terra poluem as águas subterrâneas que irão desaguar em rios e lagos.
2 - A acumulação de lixo no solo polui as águas subterrâneas. Deitar lixo para nas margens de rios contribui para a poluição das águas.
3 - Transmissão de doenças pode ser igualmente fatores de contaminação por doenças transmitas por mosquitos, como paludismo, malária, doença do sono, febre-amarela. Pode conter parasitas como verminoses, enquanto a escassez da água pode gerar ou potenciar doenças como a lepra, tuberculose, tétano e difteria. As águas poluídas por efluentes líquidos industriais podem causar contaminação por metais pesados que geram tumores hepáticos e de tiroide, alterações neurológicas, dermatoses, rinites alérgicas, disfunções gastrointestinais, pulmonares e hepáticas. A dengue é uma doença que se propaga somente na água. Porém, essa água tem que de estar parada e limpa para a criação do inseto. Às vezes, a água, que parece limpa, contém vírus, bactérias e parasitas (microrganismos patogenicos), que só podem ser vistos ao microscópio. Eles causam doenças como Hepatite, Disenteria, Cólera, Esquistossomose e muitas outras, prejudicando a nossa saúde.
Como Contribuir Para Evitar A Poluição nos Rios
1 - Não deitar lixo nas águas dos rios.
2 - Não canalizar esgoto diretamente para os rios.
3 - Não desperdiçar água, em casa ou em qualquer outro lugar.  

Fonte: www.notapositiva.com

Comentários

Postagens mais visitadas