POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA


A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. As principais causas desse fenômeno são a eliminação de resíduos por certos tipos de indústrias (siderúrgicas, petroquímicas, de cimento, etc.) e a queima de carvão e petróleo em  automóveis e sistemas de aquecimento doméstico. Porém, se a esta lista de agentes poluidores atmosféricos adicionarmos os gases e fumos provenientes da incineração dos resíduos sólidos urbanos, então podemos chegar a conclusão, que a vida dos animais, das plantas e do próprio ser humano está sobre perigo. Neste rol temos de incluir ainda a incêndios florestais que têm acabado com as florestas, que constituem a principal fonte de reserva e de renovação do oxigênio do ar. 
O ar poluído entra nos pulmões, ocasionando o aparecimento de várias doenças, em especial a bronquite crônica, a asma e até o cancro pulmonar. Nos grandes centros urbanos, tornam-se frequentes os dias onde a poluição do ar atinge níveis críticos, seja pela ausência de ventos, seja pelas inversões térmicas, que são períodos nos quais cessam as correntes ascendentes do ar, importantes para a limpeza dos poluentes acumulados nas camadas próximas à superfície. Existem grandes casos em que os níveis críticos foram ultrapassados. Em 1948 nos Estados Unidos, a poluição atmosférica acarretou centenas de mortes e obrigou algumas fábricas a ficarem vários dias paradas.
A maioria dos países desenvolvidos já possui uma rigorosa legislação antipoluição, que obriga certas fábricas a terem equipamentos especiais (filtros, tratamento de resíduos, etc.) ou a usarem processos menos poluentes. Nesses países também é intenso o controle sobre o aquecimento doméstico a carvão, o escapamento dos automóveis, etc. Tais procedimentos alcançam resultados consideráveis, embora não eliminem completamente o problema da poluição do ar.    Calcula-se que a poluição do ar tenha provocado um crescimento do gás carbônico na atmosfera, que teria sofrido um aumento de 14% entre 1830 e 1930 e que hoje em dia esse aumento é de aproximadamente de 0,3% ao ano. As queimas contribuem bastante para isso, pois produzem grandes quantidades de gás carbônico. Como o gás carbônico tem a propriedade de absorver calor, pelo chamado "efeito estufa", um aumento da proporção desse gás na atmosfera pode ocasionar um aquecimento da superfície terrestre.
Baseados neste fato, alguns cientistas dizem que com a elevação da temperatura média na superfície terrestre, que no início do século XXI será 2ºC mais alta do que hoje, o gelo existente nas zonas polares irão derreter-se. Consequentemente, o nível do mar subirá cerca de 60m, inundando a maioria das cidades de litorais de todo o mundo. Alguns pesquisadores pensam inclusive que esse processo já começou a ocorrer a partir do final da década de 80. Os verões da Europa e até da América têm sido a cada ano mais quente e algumas medições constataram um aumento pequeno, de centímetros, do nível do mar em algumas áreas. Outra importante consequência da poluição atmosférica é o surgimento e a expansão de um buraco na camada de ozônio, que se localiza na estratosfera.
O ozônio é um gás que filtra os raios ultravioletas do Sol. Se esses raios chegassem à superfície terrestre com mais intensidade provocariam queimaduras na pele, que poderiam até causar câncer, e destruiriam as folhas das árvores. O gás CFC — cloro flúor carboneto —, contido em "sprays" de desodorizante ou inseticidas, parece ser o grande responsável da destruição da camada de ozônio.
Consequências
A destruição da camada de ozônio. O ozônio é um gás que forma uma fina camada nos níveis mais altos da atmosfera e que tem a função de proteger os seres vivos contra as radiações ultravioletas do Sol. O que ocorreria:
1 - Provocando assim graves tipos de câncer de pele.  
2 - Os olhos poderão ser afetados levando-nos à cegueira.
3 - O sistema imunológico também poderá ser afetado, sendo possível que se torne menos resistente a certas infecções virais.
4 - As chuvas ácidas que resultam da mistura da  transformação química de certos produtos lançados na atmosfera pela indústria e pelos veículos com o vapor d’água, dando origem a ácidos como por exemplo o acido sulfúrico. A chuva ácida não é mais do que o retorno destes gases, em forma de ácidos para a superfície da Terra.
5 - Os ácidos daí resultantes são responsáveis pela destruição de florestas e morte de animais, pois  vai  tornar ácidas as águas dos rios, lagos e mares. 

Comentários

Postagens mais visitadas