O desafio é a educação ambiental


A palavra “sustentabilidade” está na moda e é utilizada como adereço a qualquer frase que envolva meio ambiente, oriundas da política ou discursos mundo a fora. Só que além dela, outros termos como “A preservação dos Recursos Naturais” e o “Desenvolvimento Sustentável” também foram “favoritados pela galera”. O que pode ser observado claramente, é que quando não utilizada com palavra para discursos, de fato há uma certa preocupação com o meio ambiente, mas pouco tem sido feito com relação a conduta ambiental, ou seja, preocupam-se com os possíveis (futuros) problemas ambientais, antes mesmo de corrigir a atitude de quem o afeta.
Aqueles que podemos chamar de nossos “termos favoritos” tem sua parcela de urgência e importância, mas antes disso o foco deve estar voltado a educação ambiental, pois ela é a questão chave para qualquer outro passo. É o ponto de partida.
Moldar as crianças que estão iniciando a alfabetização, sua lógica e linha de raciocínio, alinhados as questões ambientais (e que isto faça parte de um estudo continuo), é de suma importância. Em resumo, o que deve ser feito é colocar a temática inserida a todos os outros conteúdos, já que o meio ambiente nada mais é do que um conjunto de interações físicas, químicas, biológicas e matemáticas, entre o homem e o que há ao seu redor; sejam prédios, árvores, animais ou outros seres humanos.
O desafio neste momento é mostrar que educar ambientalmente é tão importante quanto o “ABC” ou a “tabuada do 9”. É necessário mostrar o que de fato é o meio ambiente e quais são as atitudes que devem ser tomadas para que não esgotemos nossos recursos. Quando chegarmos a um modelo de ensino que preconiza isto e faz da maneira correta, nem precisaremos mais nos preocupar com as atitudes dos cidadãos para com os recursos naturais ou o de que forma devemos desenvolver sustentavelmente, pois isto já estará no consciente de cada um.
Com certeza, não é fácil alcançarmos modelos como este, em meio ao caos urbano que vivemos atualmente, mas este, ainda assim, é o modelo mais fácil para salvarmos nosso planeta de pensamentos errôneos, seja pela falta de instrução ou até mesmo de gente sábia, que se utiliza do desconhecimento da sociedade para garantir o seu “pé de meia”. Mas a que custo?


Fonte: www.revistafriday.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas