Aquecimento causará aumento de alergias e doenças


As mudanças climáticas terão efeitos indiscutíveis na saúde, como o aumento das alergias e doenças transmitidas por mosquitos, e o aumento de problemas intestinais ligados à falta de água, advertiram especialistas em clima e saúde.
Em 2050, um em cada dois verões (hemisfério norte) se assemelhará à onda de calor de 2003", que somente na França causou a morte de milhares de pessoas. Já é possível prever que o aumento das temperaturas durante o verão provocará um forte avanço da mortalidade entre as pessoas mais velhas, ou frágeis. Além disso, as ondas de frio serão mais intensas, inclusive mais mortíferas.
Alguns poluentes, como as partículas finas, também aumentarão, devido ao aquecimento global, e serão mais precoces e permanecerão por mais tempo.
Esta poluição terá os mesmos efeitos dos picos de poluição atuais, que geram um aumento das doenças respiratórias (bronquite, asma) e problemas cardiovasculares, assim como uma sensibilidade maior às infecções causadas por micróbios.
Redistribuição de vegetação
O aquecimento global provocará uma redistribuição da vegetação em vários territórios.
Além disso, os períodos com muito pólen vão aumentar, o que provocará mais casos de alergias, indicou. São previstos também outros problemas de saúde, como cânceres de pele, devido à intensificação dos raios solares, e o aumento das doenças como a febre tifoide ou a cólera, porque a água será mais escassa e mais contaminada, alertou.
Embora as ameaças dos efeitos do aquecimento planetário pareçam claras, as medidas para proteger a saúde das pessoas são menos evidentes.
Para reduzir os fatores de risco, será preciso desenvolver a cultura da "adaptação", mas essa meta se depara com dificuldades, como a falta de interesse dos médicos. O aquecimento global é um tema que interessa aos meios de comunicação, mas menos aos médicos.
As mudanças climáticas não são "um risco a mais", entre outros, e sim "uma mudança de escala do risco", dada a quantidade de pessoas expostas.
O Observatório Nacional sobre os Efeitos do Aquecimento Global (Onerc) sugere algumas maneiras de combater esses efeitos das mudanças climáticas na saúde, entre elas uma supervisão maior dos agentes infecciosos e da qualidade da água e do ar. 

Fonte: Folha Online

Comentários

Postagens mais visitadas