O papel importantíssimo das árvores


As árvores são vegetais lenhosos que possuem ramos bem acima do solo e uma copa mais ou menos frondosa, de acordo com a sua espécie. Seu tronco é fixado à terra por meio de raízes que tem, normalmente, um desenvolvimento no solo, equivalente, mas invertido, ao da sua copa.
É muito importante, portanto, levar em consideração o tamanho e a altura que podem atingir as árvores a serem plantadas, para que lhes possam ser reservados os espaços necessários, no terreno e no ambiente, sendo sempre lembrado, também, o seu período de vida, pois existem espécies de árvores que podem se tornar centenárias.
Algumas espécies são típicas de determinadas regiões, recebendo até o seu nome, como é o caso do "pinheiro do Paraná", que tem o nome do estado brasileiro do qual é nativo. Além da sua valiosa madeira, o pinheiro produz uma semente muito usada na alimentação humana, conhecida como "pinha".
As árvores podem ser classificadas como produtoras de madeira, de frutas, ou seja, frutíferas, de flores, as que produzem fibras, as que produzem o látex para a fabricação de borracha, etc.
As árvores são de máxima importância para a vida no planeta Terra, pois seu papel é indispensável à manutenção de todo o ecossistema planetário, no combate à poluição, permitindo que sejam mantidas melhores condições do ar respirado. É por esse motivo que a preservação da Floresta Amazônica é uma das mais importantes e necessárias medidas de controle e manutenção ambiental, sendo uma unanimidade mundial.
Infelizmente, interesses comerciais ou até mesmo a ignorância dos males que as derrubadas e queimadas causam, continuam fazendo com que grandes áreas florestais, no Brasil e em muitos outros países, sejam continuamente destruídas, trazendo um prejuízo irreparável à vida no planeta. Um outro grande mal que a destruição das florestas traz ao planeta é a extinção de muitas espécies vegetais.
É necessário ressaltar, ainda, que as árvores possuem um papel relevante na vida terrestre, porque diminuem o calor e protegem contra os raios solares. Além disso, permitem a circulação do ar, embora reduzam as ações dos ventos e das poeiras e ainda absorvem os ruídos ou barulhos, tornando ambientes em casas, sítios ou fazendas, ainda mais tranquilos.
Por sua beleza, principalmente nas cidades, elas são um elemento que contribui para combater o estresse de quem as contempla, pois praças e parques públicos ou privados são verdadeiros "oásis" de calmaria.
Elas apresentam, ainda, uma grande característica, ou seja, exigem pouco ou nenhum trabalho para a sua sobrevivência.
Antes de plantar uma determinada espécie, é necessário saber como esta irá se desenvolver, para evitar problemas futuros como um crescimento maior das suas raízes, o que pode atingir calçadas, casas ou prédios, danificando-os. 

Comentários

Postagens mais visitadas