Extensão Rural e Meio Ambiente


O conceito de extensão rural, de forma organizada, surgiu nos Estados Unidos, na década de 80 do século dezenove. Foi quando os resultados das pesquisas realizadas nos Centros de Experimentação e nos Colégios Agrícolas precisaram ser divulgados entre os produtores rurais que surgiu o “Extention Service”, com seus métodos pedagógicos próprios, caracterizados principalmente pelas demonstrações.
Essas demonstrações eram realizadas diretamente nas propriedades dos agricultores, geralmente no terreno de um líder comunitário, sob o princípio pedagógico do “ensinar a fazer, fazendo”. Quer dizer, o técnico tinha que realizar a prática (ou a demonstração) na frente dos agricultores e logo após ela era repetida, comentada e avaliada pelos presentes.
O serviço de extensão era dirigido à família agricultora e todos participavam dos projetos executados. Através desse serviço a família recebia novos conhecimentos sobre agricultura, pecuária, combate a doenças e pragas das plantas, adubação do solo, épocas apropriadas de plantio, armazenagem, uso correto de máquinas agrícolas, alimentação balanceada dos animais, saneamento básico na propriedade, práticas de higiene pessoal, educação alimentar, educação para a saúde, melhoramento do lar, cuidados com os recém-nascidos, conservação de alimentos e outras práticas.
No Brasil, a EMBRATER definiu, em 1984, a extensão rural como um processo educativo com o objetivo de contribuir para a elevação da produção, da produtividade da renda e da qualidade de vida das famílias rurais, sem dano ao meio ambiente.
Atualmente, encontramos uma preocupação de aliar a extensão rural e suas técnicas com a educação ambiental. A importância social da educação ambiental está no fato de que nessa educação (formal, não formal, informal) estão incluídos uma diversidade de aspectos que têm em comum um objetivo central: a manutenção de um ecossistema sadio para a geração presente e para as futuras, onde a vida seja valorizada.
Neste sentido, a educação é entendida e fundamentada na humanização dos homens inseridos no contexto das duas relações sociais na direção dos interesses das camadas populares.
Sabe-se que a educação é um fenômeno próprio dos seres humanos. Assim sendo a compreensão de educação passa pela compreensão de natureza.
Um trabalho educativo ambiental deve abranger vários elementos além de aspectos puramente ecológicos, biológicos, ou práticas ambientalistas desligadas de um processo pedagógico educativo mais amplo.
A abordagem ambiental é mais integrada, pois além dos aspectos ecológicos, considera aspectos sociais, econômicos e políticos, culturais e Éticos.
Diante disso, percebe-se o enfoque ambiental direcionado para a ação, para a busca da cidadania, pois ao tomar conhecimento dos problemas ambientais, o educando identifica soluções, podendo assim tornar-se parte das ações que conduzam à melhoria do ambiente através da participação comunitária. Portanto, informação, percepção dos problemas e participação são importantes recursos para o desenvolvimento da consciência ambiental.
Essa conscientização deve acontecer primeiramente entre os educadores para que descubram a importância da implementação de temas ambientais em suas práticas pedagógicas.
Por sua característica interdisciplinar, a Educação ambiental não é facilmente entendida pelos educadores que tendem a relacioná-la a práticas específicas (como coleta seletiva do lixo ou organização de hortas) ou a considerar que qualquer observação do cotidiano ou regra de civilidade é o desenvolvimento da Educação Ambiental.
Não se pode esquecer que deve existir um compromisso ético e histórico do homem com as gerações futuras, de se conservar melhor o espaço ambiental e de se manter uma solidariedade com as outras espécies inerentes ao processo de desenvolvimento de vida na terra.
Para existir uma prática educativa de educação ambiental no âmbito do ensino formal tem que haver primeiramente uma reflexão dentro deste processo sobre as relações dos seres entre si, do ser humano com ele mesmo e do ser humano com seus semelhantes. 

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