Poluição


Dentre diversas definições possíveis, podemos entender poluição, de acordo com a Lei n.º 6.938/81 como a "degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetem desfavoravelmente a biota; afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos".
Deste modo, podemos perceber que uma imensa quantidade de atividades humanas causa eventos de poluição, trazendo sérios danos à sociedade e ao ambiente.
Se observarmos em termos históricos, o agravamento da questão ambiental no planeta iniciou-se no final do século XVIII, após a Revolução Industrial. Como sabemos, a melhoria das condições de vida na sociedade, em partes contribuiu para o crescimento populacional, o qual aumentou a pressão sobre os recursos naturais e gerou a necessidade de investimento em novas técnicas de produção, voltadas ao atendimento da demanda, cada vez maior, por bens e serviços. Tal fato resultou na intensificação da exploração dos recursos naturais e, consequentemente, no aumento da produção de resíduos poluentes.
O que se verificou, desde então, foi que o desenvolvimento da sociedade humana não se fez acompanhar do controle e planejamento adequados, gerando assim mais problemas que soluções. Recentemente, com a globalização, imaginou-se que os problemas mundiais seriam solucionados, percepção esta decorrente da assunção dos inúmeros compromissos internacionais, inclusive sobre a preservação do meio ambiente, porém, inversamente às expectativas geradas, este processo vem conseguindo apenas globalizar desigualdade social, desemprego crescente e estrutural, poluição, esgotamento de recursos naturais, desastres ecológicos.
Atualmente, podemos afirmar que as condições físicas do meio ambiente têm se degradado de forma alarmante em função da ação do homem. A situação de rios, de lagoas, de praias, hoje poluídos, eram opção de esporte e lazer para toda uma geração. E este cenário era presente até poucas décadas atrás!
Se analisarmos a questão em seus aspectos econômicos, observamos que a degradação do meio ambiente está diretamente relacionada ao modelo de desenvolvimento adotado pelo sistema capitalista, que se baseia na lei da oferta e da procura de produtos e serviços. O estímulo permanente ao consumo é a base desse sistema, que tem a natureza como inesgotável fonte de energia e matéria prima e como receptáculo de dejetos produzidos por suas cidades e indústrias.
No Brasil, percebemos a existência de uma crescente preocupação da sociedade com a preservação ambiental, sendo interessante registrar o surgimento de Organizações de defesa do meio ambiente e a evolução na legislação ambiental, que hoje já é considerada uma das mais avançadas do mundo.
Tipos de Poluição
A poluição pode ser entendida como uma degradação no ambiente que cause efeitos nocivos sobre os seres e ecossistemas em geral.
Porém, a poluição não é igual em todos os casos. Existem diversos tipos de poluição, bem como poluição em ambientes diversos, como veremos na presente aula.
Quanto aos tipos, podemos classificar a poluição como:
Poluição química - Ocorre quando há a emissão ou lançamento de elementos ou compostos químicos em quantidades ou concentrações capazes de causar danos no ambiente.
Poluição física - É caracterizada pela presença em determinado ambiente de agentes físicos que afetam a qualidade dos ecossistemas ou a saúde dos seres vivos.
Poluição biológica - Trata-se da introdução de espécies exóticas e/ou invasoras em determinado ambiente, as quais, ao se adaptarem e multiplicarem causam alterações danosas no ambiente, sendo comum o caso de poluição biológica por micro-organismos.
Poluição radioativa - É um dos mais perigosos tipos de poluição. Ocorre quando há contato de material radioativo com o ambiente, podendo causar sérios danos aos seres vivos.
Além desta classificação em tipos, podemos também analisar a poluição em ambientes, como a poluição das águas, solos e atmosfera. 

Comentários

Postagens mais visitadas