Borboletas


As borboletas têm diferentes cores e tamanhos, apresentam padrões que podem fazer com que elas sejam confundidas com o lugar onde pousam. A regra também vale para aquelas que possuem cores metálicas e brilhantes. Essas características despertam à atenção de colecionadores, pesquisadores e do público leigo. O tempo de vida delas pode ser de um dia ou até de vários meses. Algumas espécies têm um importante papel: atuam como polinizadoras da floresta, ou seja, dispersam o pólen das flores e promovem a reprodução das plantas pela mata. Mas como fazer para conscientizar as pessoas sobre a importância delas para a natureza?
As borboletas são muito mais que uma insetos bonita e delicada. Como as abelhas, também em risco, o seu papel na polinização é essencial para a sobrevivência das flores e plantas e, por extensão, os seres humanos. Como são um elo fundamental na cadeia alimentar, o seu desaparecimento desequilíbrio do ecossistema. Em algumas partes do mundo, mesmo servir comida para a população local, tais como worms agave no México e não podem esquecer os benefícios que os bichos têm desde há séculos.
No entanto, estudos mostram que o declínio destas coisas em uma escala global. Na Europa, um terço das 435 espécies conhecidas e sua população diminuiu em cerca de 9% está em perigo de extinção. Assim diz o mais recente da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).
A perda de biodiversidade é mais dramática, com as espécies endêmicas Europeia, não encontradas em nenhuma outra parte do planeta. A IUCN diz que um terço do total de borboletas europeias são únicos, dos quais 15% estão em risco, especialmente na África Austral. A grande borboleta branca da Madeira, endêmico para a ilha Português não tem sido visto desde 20 anos atrás e, portanto, descrita como “criticamente ameaçada”.
Espanha, país de maior biodiversidade na Europa, não é estranho a esta situação delicada. Os cientistas já catalogaram 232 espécies diferentes, das quais até 10% de vários graus de ameaça. Em particular, algumas espécies não são fáceis de sobreviver. Este é o caso da borboleta Apollo (Apollo Parnassius), que não é encontrado em várias cadeias de montanhas da Andaluzia, La Niña de Sierra Nevada (golgus Polyommatus), endêmica em uma área pequena, ou ines Melanargia, que vive no centro e ao sul da península.
O Atlas de Risco Climático Europeu Borboletas em 2008 apontou para o aquecimento global como um grande risco para esses insetos. Sua responsabilidade de garantir que a Europa vai perder muito da sua espécie, se o ritmo atual de emissões de gases de efeito estufa. Espanha, um dos países mais ameaçados pela seca em todos os modelos climáticos, será um dos mais afectados. Algumas espécies endêmicas poderiam desaparecer para sempre, os especialistas enfatizaram o estudo.
Eles alegam que, na melhor das hipóteses, metade do território europeu, lar de 147 espécies, se tornará inóspito devido a aumento da temperatura. O vôo para latitudes mais setentrionais poderia tornar-se cada vez mais comum, eles prevêem. Portanto, a luta contra as alterações climáticas é também para as borboletas, de vital importância.
A perda do habitat é outro grande risco de borboletas. Entre as causas, os desequilíbrios no campo, ambas as práticas de agricultura intensiva eo abandono da terra, poluição, uso excessivo de pesticidas e adubos químicos, queimadas, expansão do turismo, desenvolvimento insustentável pressão urbana, especialmente nas áreas impacto costeira de certas infra-estruturas como estradas, e as alterações acima referidas. Os chefes da Lista Vermelha destacar esta questão, especialmente no sul da Europa. Em Espanha, os efeitos da desertificação e da seca agravam esta situação.
Medidas para ajudar as borboletas, seus defensores apelam a uma maior vigilância das espécies ameaçadas e implementação de medidas de conservação eficazes. A expansão das áreas protegidas, que envolve todas as garantias é uma outra maneira essencial para ajudar a esses insetos. O trabalho em equipe entre especialistas e autoridades relacionadas ao meio ambiente também é importante.
Curiosidade
As borboletas fazem parte dos Lepidoptera (lepis escala, e pteron, asa), a ordem dos animais que inclui as traças e outros insetos. Seu nome vem do castelhano “Mari, Posate” um jogo infantil de séculos atrás. As borboletas encontradas em todos os tipos de habitats, do deserto às montanhas cobertas de neve, e com tamanhos que variam de três milímetros a 30 centímetros.
A cor de suas asas tem várias funções. Camuflagem contra os predadores é um deles. Os sistemas são muito diferentes: para simular o ambiente, a imitar os outros insetos, como vespas ou abelhas, ou de avisar do perigo. Algumas espécies são venenosas e fazem ver a cor vermelho ou amarelo. Outras espécies de borboletas não-venenosas fazer uso dessa coloração de advertência para afastar os seus inimigos. A cor tem também uma função sexual, para o acasalamento da espécie.
 

Comentários

Postagens mais visitadas