Conceito de Economia


Segundo Paul A. Samuelson e William D. Nordhaus, Economia (ou Ciência Economica) pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens com valor e de como distribuem esses mesmos bens entre os vários indivíduos. Nesta definição estão implícitas duas questões fundamentais para a compreensão da Economia enquanto ciência: por um lado a ideia de que os bens são escassos, ou seja, não existem em quantidade suficiente para satisfazer plenamente todas as necessidades e desejos humanos; por outro lado a ideia de que a sociedade deve utilizar os recursos de que dispõe de uma forma eficiente, ou seja, deve procurar formas de utilizar os seus recursos de forma a maximizar a satisfação das suas necessidades.
Objeto de Estudo da Ciência Economica
Dito por outras palavras, a economia procura responder a três questões, as quais constituem os três problemas de qualquer organização economica: o quê, como e para quem.
- O que produzir e em que quantidades? Quais os produtos e serviços deverão ser produzidos de forma a satisfazerem da melhor forma possível as necessidades da sociedade?
- Como devem os bens ser produzidos? Que tecnologias e métodos de produção utilizar? Que matérias primas deverão ser utilizados para produzir determinado produto? Como maximizar a produção tendo em conta os recursos disponíveis?
- Para quem são os bens produzidos? Como repartir pelos diferentes agentes economicos os rendimentos disponíveis? Quem deverá ganhar mais e quem deverá ganhar menos?
Sistemas de Organização Economica
Da forma como as sociedades respondem as estas três questões resultam diferentes sistemas de organização economica - nos dois extremos podemos distinguir duas formas de organização economica alternativas.
- Economias centralizadas ou de direção central - neste tipo de economias as principais decisões quanto ao quê, ao como e ao para quem devem ser produzidos os bens são tomadas pelo Estado;
- Economias de mercado - nestas economias é o próprio mercado (composto por quem oferece e por quem procura os bens) que decide a resposta às três questões que constituem os problemas de qualquer organização economica.
Contudo, na verdade não existem atualmente sociedades que se encaixem em nenhum dos dois casos extremos expostos. De fato, todas as sociedades atuais estão organizadas em economias mistas na medida em que contém características quer das economias de mercado, quer das economias de direção central. Nas economias ocidentais, por exemplo, é o mercado que determina o quê, o como e o para quem produzir mas os Estados desempenham papeis importantes como sejam a supervisão e regulamentação das atividades economicas, a oferta de bens públicos ou a repartição dos rendimentos pelos agentes economicos.
Divisões da Economia
Habitualmente, a ciência economica é dividida em dois grandes ramos.
- A microeconomia, que estuda o comportamento dos agentes economicos individuais (nomeadamente as empresas e os consumidores) consideradas quer isoladamente, quer nas suas relações mútuas.
- A macroeconomia que estuda comportamento da Economia de forma agregada, através da análise de diversas variáveis economicas globais (produção, consumo, desemprego, inflação, etc.).

Comentários

Postagens mais visitadas