Porque a agua é importante para nosso corpo


O nosso corpo necessita de água para funcionar bem.
A agua é importante para nossa saude.
Todas as partes do corpo possuem água. O corpo é formado por cerca de 70% de água, a qual é perdida e reposta constantemente pelo organismo. A reposição é necessária para a saúde e beleza em geral.
A água no organismo serve para: regular a temperatura do corpo; remover as impurezas através da urina, fezes e transpiração; transportar os nutrientes e oxigénio para as células; e dissolver os nutrientes para serem absorvidos pelo organismo.
Eliminamos constantemente água pela urina, transpiração e fezes, cerca de 2 litros por dia. Se não a repomos, o organismo desidrata-se e começa um processo de intoxicação. A pele fica áspera e torna-se vulnerável ao processo de envelhecimento. É fundamental repor a água que perdemos. Também não é saudável beber água a mais, para que não haja uma grande perda de sais minerais, principalmente, sódio e potássio que vão sendo excretados dissolvidos na água que eliminamos também com mais frequência. A quantidade de água a ingerir varia, dependendo da idade e das condições climáticas do local onde se vive, sendo o mínimo recomendado de 6 copos por dia. O ideal é beber 2 litros de água diários.
Mas vamos detalhar o assunto...
Uma maneira de saber se está a ingerir água suficiente, é observar a cor da urina. Deverá ser amarela clara, se estiver amarela escura e tiver um cheiro forte, ou se urinar menos de 4 vezes ao dia, precisará de beber mais água.
A água hidrata e dá brilho aos cabelos, hidrata a pele e ajuda a regular o apetite. É importante para quem deseja manter a linha e a saúde.
Você sabia que muitas pessoas têm problemas de saúde provocados pela falta de água no organismo ? Mas, sem saber, vivem tomando remédios, gastando dinheiro e se intoxicando com drogas, tentando curar esses problemas, sem conseguir, é claro. Precisam de água e não de remédios. Somente tomando bastante água poderão resolver seus problemas de saúde. Será que você está entre as pessoas que bebem pouca água?
BEBER BASTANTE ÁGUA
O seu corpo é formado de 65% de água. E essa água precisa ser renovada continuamente, a cada hora. Todo funcionamento do seu organismo depende de água: as reações químicas, a respiração, a circulação, o funcionamento dos rins, a desintoxicação, a digestão, os sistemas de defesa, a pele, enfim, tudo que é necessário para manter a vida. Quando falta ou existe pouca água no corpo, todo o funcionamento do organismo fica prejudicado. Beber bastante água todos os dias, faz com que o organismo fique mais equilibrado, mais resistente, funcionando melhor em todas as suas áreas, e também contribui para a cura de qualquer problema de saúde existente.
OS PREJUÍZOS DE BEBER POUCA ÁGUA
O organismo, recebendo pouca água, fica desidratado. Cansaço, indisposição, pele seca, cabelos secos, dores de cabeça, problemas digestivos, inflamações, cistites, formação de cálculos (pedras), alterações da pressão arterial, da circulação, do sistema hormonal, irritabilidade, insônia, são alguns exemplos do que pode acontecer para quem bebe pouca água. Na falta de água, fica prejudicado o sistema natural de limpeza e desintoxicação do organismo. Esse sistema é indispensável para a saúde, mas só funciona se existir grande quantidade de água. Você conseguiria fazer uma limpeza em sua casa com apenas 1 ou dois copos de água ? Claro que não. O organismo também não. Se a água é pouca, não é possível fazer as eliminações e limpezas necessárias. Assim, ficam retidas dentro do corpo substâncias tóxicas, prejudiciais, contribuindo para o aparecimento das mais variadas doenças.
A QUANTIDADE DE ÁGUA QUE VOCÊ DEVE BEBER POR DIA
Você deve beber de 2 a 4 litros de água por dia (8 a 16 copos). Nunca menos de 2 litros (8 copos). A quantidade depende da temperatura do dia, da atividade que você realiza, se faz muito ou pouco esforço físico, se trabalha exposto ao sol ou na sombra. De qualquer forma, nunca pode ser menos de 2 litros por dia.
COMO SABER SE A QUANTIDADE DE ÁGUA QUE TOMA É SUFICIENTE
Existem dois sinais fáceis para você saber se a quantidade de água que bebe está suficiente:
1- A quantidade de urina que você elimina.
2- A cor da sua urina. Quando a quantidade de água é suficiente, a urina é eliminada em grande quantidade e em cor clara, transparente como água. Se a sua urina é pouca e de cor escura, o seu corpo está avisando que precisa de mais água, mesmo que esteja bebendo 2 litros por dia. É sinal que você precisa de mais, quem sabe, 3 ou 4 litros.
COMO TOMAR ÁGUA?
A água deve ser tomada ao longo de todo o dia. Bebe um ou dois copos, pela manhã, ao acordar; ao deitar a noite; durante o dia, de uma em uma hora. Beba água mesmo que não tenha sede, pois isso não significa que seu organismo não precisa de água. O ideal é não beber água junto com as refeições, pois atrapalha a digestão. Beba meia hora antes e uma hora após as refeições. Muitos não bebem água porque esquecem. Por isso, coloque a água ao seu alcance: no local de trabalho, na sua mesa, no quarto a noite, na viagem, de maneira que você a veja sempre e lembre-se de toma-la. Aos poucos você vai se acostumando até não mais esquecer e sentir falta dela.
TÊM QUE SER ÁGUA
Sim, têm que ser água. A água é o líquido ideal para a hidratação do organismo e não deve ser substituída por outros líquidos, tais como refrigerantes, chás e sucos.
                                                          CONCLUSÃO
Entenda a importância de beber 2 a 4 litros de água por dia. Sua saúde vai mudar. Muitos problemas que você sente poderão desaparecer somente por você passar a beber a água que seu organismo precisa. Tome a decisão: vou beber 2 a 4 litros de água por dia. Vou beber 1 copo de água de uma em uma hora, mesmo que não tenha sede. Vou manter meu corpo bem hidratado. Água é vida. Água é defesa. Água é desintoxicação. Água é boa disposição. Água é saúde. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas