Atitudes que fazem a diferença


Atitudes que fazem toda a diferença para a nossa qualidade de vida e meio que vivemos
Descarte correto de lixo eletrônico – Pilhas e baterias usadas são resíduos altamente poluidores do solo, água e ar, portanto nocivos à saúde, quando descartados em local não apropriado. Por isso, dar solução correta ao lixo eletrônico é imprescindível.
Sacolas retornáveis – As sacolas plásticas, apesar de descartáveis, demoram mais de 100 anos para se degradarem na natureza, o que gera grande acúmulo de lixo e poluição. Ao fazer compras, opte por usar sacolas de algodão, que são duráveis e podem ser usadas várias vezes.
Cultivo de alimentos – Poucos imaginam, mas plantar e colher alimentos frescos, livres de agrotóxicos pode ser uma realidade para todas as pessoas. Com um pequeno espaço de terra, adubos, sementes e luz natural é possível plantar legumes, verduras e temperos. Cultivar hortaliças é uma excelente maneira de expandir a conscientização de sustentabilidade e de hábitos saudáveis, além de distrair a mente e ajudar minimizar o estresse diário.
Coleta seletiva de lixo – Separar lixo passível de reciclagem como plástico, papel e metais trazem benefícios para o meio ambiente e para o seu bolso também. Algumas empresas compram esses resíduos, reciclam e produzem novas matérias primas para outros produtos. O meio ambiente respira com menos acumulo de lixo, você ganha mais qualidade de vida e ainda recebe incentivo por isso.
Você sabia que uma tonelada de papel reciclado evita o corte de 15 a 20 árvores, economiza 50% de energia elétrica e 10 mil m3 de água? E que uma tonelada de alumínio reciclado evita a extração de 5 toneladas de minério? Além disso, 100 toneladas de aço reciclado poupam 27 kWh de energia elétrica e 5 árvores usadas como carvão no processamento de minério de ferro, assim como 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de 1 tonelada de petróleo.
O reaproveitamento de materiais é bom para o meio ambiente e para a sociedade, gera empregos e cria oportunidades de negócio. E você? Já separa o lixo para reciclagem?

Comentários

Postagens mais visitadas