Educação Ambiental Formal


A Educação Ambiental formal é aquela que se realiza através das instituições de ensino por meio de seus cursos. Tem o papel fundamental na construção da cidadania ecológica, pois age diretamente de forma científica sobre os indivíduos.
Problematica
·         Ensino de forma fragmentada e tecnicista,
·         Má qualidade dos educadores e sucatemento da educação;
·         Metodologias ultrapassadas;
·         Falta de materiais didáticos que abordem a questão ambiental ligada ao cotidiano,
·         Falta de estímulo à pesquisa científica e prática;
·         Falta de integração do corpo docente;
·         Não abordagem de temas contemporâneos, como água;
·         Falta de vontade política.
Soluções
·         Reestruturação dos currículos no sentido de permitir uma abordagem interdisciplinar onde a variável ambiental esteja inserida,
·         Possibilitar a capacitação do corpo docente através da criação ou aperfeiçoamento dos cursos que abordem a questão ambiental;
·         Implementação de atividades práticas;
·         Fornecer aporte técnico-científico para em EA para estados e municípios;
·         Estimular a criação de centros de referência em EA;
·         Estimular a participação do corpo docente em eventos, possibilitando o intercâmbio de informações e metodologias;
·         Estimular e financiar a produção de material didático e a consolidação de fundamentações teóricas para basear a inserção da EA nos currículos;
·         Fomentar a articulação entre a educação ambiental formal e nãoformal. Garantir a distribuição de livros, revistas,vídeos,boletins às escolas e instituições ambientalistas”.
·         Estimular o acesso à ferramentas de informação e comunicação como a internet. Ex: Pontos presenciais de acesso.
·         Avaliar as experiências em EA, visando uma melhoria qualitativa;
·         Estimular o acesso à informação no meio rural, respeitando as diversidades regionais.
Exemplos
Índios
·         Garantia da língua materna;
·         Valorizar e resgatar a cultura;
·         Programas de interação para crianças;
·         Promover o desenvolvimento de atividades produtivas aliada à conservação dos recursos naturais.
Conclusão
As escolas têm o papel de criar projetos de Educação Ambiental no sentido de fazer com que a questão ambiental seja incorporada de forma a ser tratada como um tema de contínuo aprendizado e não apenas lembrada em eventos esporádicos.

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