Correção de Solos


Na realidade o que chamamos de correção é tornar o solo adaptado à cultura que queremos. E não adaptar o cultivo ao solo, como seria mais racional do ponto de vista ecológico.
Nas condições de solos naturalmente ácidos, quando se fala em "correção" basicamente se pensa em calcário, como fonte de cálcio para as plantas.
As propriedades físicas, químicas e biológicas do solo são determinadas pelo processo geológico de sua formação, origem dos minerais, e sua evolução de acordo com o clima e o relevo do local, além dos organismos vivos que o habitam.
As propriedades físicas é que determinam, por exemplo, se o solo é solto, aerado, ou se é compactado. Se a água penetra bem ou se escorre, quando chove; As propriedades químicas, é que mostram a acidez (pH), a quantidade e diversidade de nutrientes, se a planta pode absorver bem estes minerais, e as propriedades biológicas que se relaciona com a vida que existe nele.
Como qualquer outro organismo vivo, o solo necessita de alimentação em quantidade, qualidade e regularidade adequadas, além de estabilidade para poder desempenhar suas atividades da forma mais eficiente.
A intensidade da atividade biológica do solo é fator determinante na sua fertilidade. Para qualquer ação mal feita (adubação química solúvel concentrada, falta de matéria orgânica, falta ou excesso de água, falta de luz, uso de agrotóxicos, tratos culturais errados), haverá sempre uma reação da natureza, na forma de ataque de algum agente, como insetos, ácaros e microorganismo, indicando o erro do manejo.
A maneira correta de proteger as plantas dos insetos e microorganismos é prevenir o ataque desses agentes da natureza, dando a essas plantas, através do solo, uma alimentação saudável e equilibrada.
A forma mais fácil e barata de se conseguir isso é através da adubação orgânica, ou seja, aplicando compostos, estercos, palhas, resíduos, adubos verdes, cascas, restos de colheita, etc.
Devemos aprender a dialogar com a natureza, observar seus indicadores biológicos e trabalhar junto com ela, a favor de nossas culturas.

Comentários

Postagens mais visitadas