Cidade Sustentável


Definições
Cidade sustentável, ou eco-cidade, é uma comunidade instalada em um espaço projetado para minimizar ou eliminar impactos ambientais. Nela vivem pessoas preocupadas com a utilização racional de energia, água, alimentos e materiais; com a redução da produção de resíduos e poluição; com a manutenção dos recursos naturais, da biodiversidade e com a saúde de todos os seres vivos, co-habitantes do mesmo espaço.
Esta definição é uma espécie de síntese do pensamento de diversos autores – urbanistas, pesquisadores, arquitetos e pensadores – que conseguiram idealizar ambientes urbanos mais orgânicos e funcionais. E propuseram meios de chegar a tais ideais a partir da transformação de cidades existentes.
Só é possível construir espaços urbanos sustentáveis entendendo-se o papel público de cada cidadão, no melhor sentido da palavra. A cidade sustentável pertence a todos, inclusive àqueles que ainda nem nasceram. Os assuntos da cidade sustentável são do interesse de todos. O seu planejamento é discutido publicamente, assim como seus problemas são debatidos publicamente. É um espaço urbano transparente, compartilhado, fruto de uma gestão comum. Não é uma colagem de pedaços estranhos um ao outro: é o próprio povo, um conjunto de pessoas com interesses sociais, culturais e ambientais comuns.
Não há cidade sustentável sem cidadãos sustentáveis. O cidadão sustentável sabe que sua saúde está relacionada à saúde do ambiente em que vive; à qualidade dos alimentos que consome e da água que bebe; à sua rotina de vida. Entende que não vive isolado, vive em comunidade, é um ser público. Ele conhece seus direitos, inclusive o direito a um meio ambiente saudável e sustentável. Mas conhece também seus deveres, a parte que lhe cabe na construção desse ambiente saudável e sustentável.
Um bom começo
 Os desafios de uma cidade sustentável são muitos: implantar uma boa malha de transporte público, reduzir as emissões de CO2, ter prédios verdes, controlar a qualidade do ar e da água, gerenciar os resíduos, preservar a vegetação e estimular negócios sustentáveis.
Cidades Sustentáveis são aquelas criadas de acordo com regras de sustentabilidade ou que aderem práticas de sustentabilidade.
Uma Cidade para ser Sustentável necessitaria de um planejamento, um projeto que controlasse todo o seu desenvolvimento, para que assim pudessem ser utilizadas medidas que mantivessem o meio ambiente e a sociedade livres dos impactos causados pelo progresso.
As cidades de hoje são, em sua maioria, mal planejadas, crescem desordenadamente, sem Cuidados Sociais e Ambientais, aumentando o desgaste dos recursos naturais, a poluição e as diferenças entre as camadas sociais.
Crescendo em ritmos diferentes umas das outras, porém, com o mesmo descaso, as cidades seguem seus progressos de acordo com as necessidades por elas apresentadas e com base em interesses lucrativos de poucos.
Entretanto, nos últimos tempos os efeitos colaterais dessa existência desregrada têm despertado na humanidade a consciência de que é necessário um planejamento para que as cidades desenvolvam de maneira que não prejudique seus moradores e o Meio Ambiente.
Assim sendo, encontramos projetos de Cidades Sustentáveis, para um Planeta Sustentável.
Cidades Sustentáveis são aquelas criadas de acordo com regras de sustentabilidade ou que aderem práticas de sustentabilidade.
Uma Cidade para ser Sustentável necessitaria de um planejamento, um projeto que controlasse todo o seu desenvolvimento, para que assim pudessem ser utilizadas medidas que mantivessem o meio ambiente e a sociedade livres dos impactos causados pelo progresso.
Os projetos de Cidades Sustentáveis têm características básicas
*Áreas verdes por toda a cidade, para que não existam as poluições visual e do ar.
*Área de produção agrícola, para que os alimentos não percorram grandes distâncias até chegar à população da cidade, evitando assim a utilização de meios de transporte (poluidores).
*Utilização de energia através do gás metano, gerado com o tratamento de rede esgoto e lixo, o que colabora com a diminuição do lixo e com a conservação da água.
*Sistemas de reaproveitamento da água da chuva, para preservar a água potável.
*Meios de transporte públicos (que utilizem o biodiesel) gratuitos para evitar a locomoção de automóveis individuais.
*Prédios de no máximo quatro andares para que não exista a necessidade de elevadores.
*Construções feitas a partir de materiais verdes e de localidade próxima, para não prejudicar o meio ambiente, além de serem feitas sob projetos sustentáveis, com alternativas de reaproveitamento de água e captação de luz solar ou eólica.
*Sistema de coleta e reciclagem e reaproveitamento de todo o lixo produzido para que não haja poluição.
*Sistema de escoamento e tratamento de água para evitar enchentes e reabastecer os rios.
*Preservação das matas ciliares para que não haja assoreamento e poluição das águas.
*Existem ainda muitas outras características que tornam uma cidade sustentável, características que só trazem benefícios não só à população local, mas ao mundo todo que vem sofrendo com a degradação ambiental e problemas sociais.
Parecer no momento
Infelizmente ainda não existem Cidades Sustentáveis para serem seguidas como modelo, há cidades que já adotam medidas de sustentabilidade a fim de alcançar melhorias, mas ainda não podem ser consideradas sustentáveis.
Contudo, é começando que se chega a algum lugar, e essas medidas adotadas já são de grande valia, servem como exemplos para que todas as cidades adotem práticas sustentáveis e se tornem verdadeiras Cidades Sustentáveis. 

             www.planetasustentavel.abril.com.br
             www.www.ecologiaurbana.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas