A Importância da Mata Ciliar


Primeiramente você deve estar se perguntando, o que é a mata ciliar?
Pois bem, Mata Ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes, ou seja, localizada nas margens dos corpos d’água. A mata ciliar também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária.
As principais funções de uma mata ciliar são:
*Controlar a erosão nas margens dos cursos d´água, evitando o assoreamento dos mananciais.
*Minimizar os efeitos de enchentes.
*Manter a quantidade e a qualidade das águas.
*Filtrar os possíveis resíduos de produtos químicos como agrotóxicos e fertilizantes.
*Auxiliar na proteção da fauna local.
*Formar uma barreira natural contra a força da chuva, fazendo com que a água proveniente da chuva, entre em contato com o solo de maneira menos agressiva.
A área que abrange a mata ciliar é considerada pelo Código Florestal Federal como APP – “área de preservação permanente”, ou seja, o homem não pode interferir nem com agricultura, pecuaria, etc nestas áreas e devem possuir uma extensão específica a ser preservada de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente.
Um dos principais objetivos do Programa é contribuir para a proteção das nascentes e dos mananciais, por meio da recomposição da cobertura vegetal.
Os objetivos do reflorestamento nas microbacias hidrográficas selecionadas são:
•Contribuir para conscientização dos produtores sobre a necessidade de conservação dos recursos naturais.
• Incentivar o reflorestamento, através da doação de mudas de essências florestais nativas aos produtores.
• Contribuir para aumentar a proteção e vazão das nascentes e dos mananciais hídricos.
• Contribuir para melhorara a qualidade da água;contribuir para reverter processos de degradação ambiental.
• Contribuir para a preseervação da biodiversidade e do patrimônio genético da flora e da fauna;buscar um equilíbrio biológico duradouro, essencial a uma melhor qualidade de vida.
Os passos para o reflorestamento nas microbacias são:
•Identificação de áreas críticas de desmatamento na microbacias.
• Identificação das áreas prioritárias a serem reflorestadas dentro da lógica de corredores biológicos.
• Motivação dos produtores para a adoção de práticas conservacionistas, visando à recuperação das áreas degradadas.
• Distribuição gratuíta de mudas aos beneficiários e prestação de assistência Técnica.
Os incentivos do Programa para a conservação de matas ciliares são:
•Doação de mudas de essências florestais nativas para reflorestamento de áreas de preservação permanente.
• Apoio á construção de cercas para proteção de mananciais, através de concessão de subvenções econômicas aos produtores rurais.
• Apoio na execução de outras práticas conservacionistas, visando ao manejo integrado dos recursos naturais na microbacia.
Não são apenas os animais que precisam ser preservados. É muito importante que todos cuidem também da flora, como as florestas nativas e as matas ciliares. Por isso, é fundamental que o modelo agropecuário atual seja revisto para garantir a sustentabilidade econômica e social do produtor rural, mas sem agressão ao meio ambiente.
O que são as matas ciliares e as reservas legais?
 São florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos.
Já as reservas legais são as áreas de propriedade rural particular onde não é permitido o desmatamento (corte raso), pois visam manter condições de vida para diferentes espécies de plantas e animais nativos da região, auxiliando a manutenção do equilíbrio ecológico. Contudo, as florestas situadas nas reservas legais podem ser manejadas e exploradas com fins econômicos.
Quais as causas da degradação das matas ciliares e reservas legais?
 As pastagens são a principal razão da destruição das matas ciliares. A maior umidade das várzeas e beira de rios permite melhor desenvolvimento de pastagens na estação da seca e, por essa razão, os fazendeiros recorrem a essa opção mais simples.
O desmatamento é outra causa. A Amazônia sofre, ainda hoje, um processo de diminuição contínua devido às políticas de incentivos à pecuária e culturas de exportação (café, cacau etc). O aumento das populações rurais e a prática de sistemas de produção que não são adaptados às condições locais de clima e solo têm sido fatores responsáveis pela destruição de vastas extensões de florestas nativas na região.
Alguns produtores também desmatam para que os igarapés aumentem a produção de água no período de estiagem. Esta realidade deve-se ao fato de as árvores deixarem de “bombear” água usada na transpiração das plantas. Contudo, pesquisas mostram que esta prática, com o tempo, tem efeito contrário, pois com a ausência da mata ciliar ocorre um rebaixamento do nível do lençol freático (de água).
Também as queimadas, utilizadas como prática agropecuária para renovação de pastagens ou limpeza da terra, aparecem como causas de degradação. O efeito das queimadas leva ao empobrecimento progressivo do solo.
Por fim, não é dada às matas ciliares e às reservas legais a devida importância. As atividades de pesquisa e extensão na Amazônia e na maioria das escolas agro-florestais no Brasil, por exemplo, privilegiam a destruição das florestas, dando importância secundária à agricultura familiar. Há uma grande falta de informações sobre muitas atividades potenciais e ecologicamente adequadas à região.
Qual a importância ambiental das reservas legais e matas ciliares?
 As reservas legais e especialmente as matas ciliares cumprem a importante função de corredores para a fauna, pois permitem que animais silvestres possam deslocar-se de uma região para outra, tanto em busca de alimentos como para fins de acasalamento.
Em locais de grande diversidade de espécies de plantas e animais, como em Rondônia, devem ser encontradas plantas e animais raros que somente ocorrem em sua região. Tal fato aumenta a importância das reservas legais. Dizer, por exemplo, que a floresta de uma região é compensada em outra distante, não é verdadeiro. Todo agricultor sabe que nas terras boas ocorrem muitas plantas e animais próprios de terras boas e uma terra fraca não compensa a perda das espécies da terra boa, e vice-versa.
Além disso, as matas ciliares e outras áreas de preservação permanente permitem ao proprietário diminuir os problemas de erosão do solo e manter a qualidade das águas dos rios e lagos da propriedade. Por fim, as matas nas propriedades particulares da Amazônia produzem muitos alimentos de grande importância para a fauna e para o homem. O equilíbrio ecológico só é possível, de fato, com o manejo adequado das florestas e matas e preservação do meio ambiente. 

Comentários

Postagens mais visitadas