Sustentabilidade Urbana

O atual modelo de desenvolvimento humano pode comprometer ou influênciar de alguma forma a ecologia de nossa fauna e flora.
O meio ambiente, nos últimos anos, vem sendo exaustivamente discutido em função da degradação da natureza e consequente decadência da qualidade de vida, tanto nas cidades, como no campo. Essa situação decorre, entre outras razões, do mau gerenciamento ambiental advindo do setor público e privado.
A sustentabilidade surge como uma intenção para alcançar tal qualidade através de mudanças de valores e atitudes, além da necessidade de implementar políticas públicas.
O alcance da sustentabilidade é um processo que depende da consciência ecológica da sociedade, bem como dos governos nas suas representações municipal, estadual e federal.
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE URBANA
O meio ambiente é o local onde estão a fauna e a flora existente na superfície terrestre. É também, espaço onde vivem os seres humanos que desenvolvem atividades diversas, necessárias à sua sobrevivência. O meio ambiente sofre intervenções distintas do homem, em termos de modos e intensidades. Nesse sentido, ele é entendido como o entorno do homem, o palco de suas ações. O termo meio ambiente refere-se ao meio natural caracterizado pelos diversos elementos físicos e bióticos. Dessa forma, o ambiente envolve todos os elementos que o cerca, nele se desenvolve toda vida vegetal e animal, e o homem que com o limiar da industrialização e da urbanização vem intensificando cada vez mais sua ação sobre esse meio.
A exploração dos recursos naturais é parte da história do homem sobre a terra e a evolução dos processos produtivos somados às necessidades criadas pelo homem na modernidade é geradora da degradação da natureza. A possibilidade de inospitalidade à vida humana na biosfera terrestre, decorrente dos processos de degradação ambiental, bem como as desigualdades sócio-econômicas crescentes entre as nações e mesmo entre camadas sociais dentro das nações, apontam como dois dos principais problemas que a humanidade se depara.
A problemática atual é consequência da forma como a sociedade mundial organiza a produção da sua vida, na medida em que essa organização coloca em xeque a possibilidade de sobrevivência humana no planeta.
As cidades modernas são marcadas cada vez mais pela maximização de relações entre essas forças, o que implica o afastamento das condições ecológicas naturais do ambiente urbano e que tem reflexos diretos sobre a biosfera e a qualidade de vida. Nesse sentido, quanto maior e mais modernos forem os centros urbanos, mais difícil será a sobrevivência da fauna, da flora e do próprio homem. Nessa perspectiva, as condições ambientais do sistema urbano no momento atual tem sido caracterizadas por temperaturas elevadas, adensamento de edificações, lançamento de gases por veículos automotores e pelas indústrias, lixo, diversos tipos de poluição dentre elas: sonora, do ar, dos solos, das águas; lançamento de esgotos em cursos de águas e morte de fauna e flora urbana. Há que se registrar, também, efeitos mundiais que sofre o planeta Terra como um todo. A destruição das florestas pela prática intensa de desmatamento, queimadas, a chuva ácida, o buraco na camada de ozônio e o efeito estufa. Tudo isso mostra que o desenvolvimento acelerado, sem controle da qualidade ambiental, compromete seriamente a vida e a saúde dos seres humanos e dos seres vivos em geral.
Dessa forma, o crescimento urbano desordenado tem relação direta com a qualidade ambiental urbana e esta com a qualidade de vida dos citadinos, já que “a qualidade ambiental não deve estar restrita à natureza ou ecossistema, pois engloba elementos da atividade humana com reflexos diretos na vida do homem” (BURTON, 1968:473).
O adensamento populacional (com uma intensificação do uso e da ocupação do solo) e a expansão urbana trouxeram consigo profundas alterações ambientais, tais como: a má qualidade da água para abastecimento e a precariedade ou ausência de saneamento básico decorrentes da falta de equipamentos urbanos, como rede de abastecimento de água, rede de esgoto e calçamento. Falta ou ineficácia de serviços públicos, tais como: escolas, creches, posto de saúde e áreas de lazer, também agravam ainda mais o quadro urbano.
Um outro problema ambiental tem sido o desenvolvimento de um clima tipicamente urbano ou “clima próprio das cidades”, com altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. Esse fenômeno tem relação direta com a forma do uso do solo e da ocupação da cidade, causando doenças, tais como: respiratórias, dores de cabeça e mal estar.
A urbanização experimentada pela maioria das grandes cidades veio acompanhada do fenômeno da “favelização”, no qual as cidades não conseguiram absorver com infraestrutura adequada o grande contingente populacional que migrou do campo e/ou de outras cidades em direção a elas. Essas pessoas tendem a ocupar as áreas de riscos como pontes, túneis, viadutos, encostas, terrenos de terceiros e propriedades ilegais. Estes fatores têm resultado em cidades precárias e caóticas, apontando para uma problemática econômica, ambiental e social. A crise pela qual passa a cidade hoje exige do cidadão uma nova relação com o meio. A sensibilização da sociedade pode levar a mudança do paradigma existente (centrado em altos níveis de produção e consumo) que tem resultado numa natureza superexplorada, em degradação sócio-ambiental, na deterioração da qualidade de vida, com efeitos diretos na sustentabilidade das cidades.
A NOVA GESTÃO URBANA E A SUSTENTABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL
A cidade atual é o grande centro de convergência de capital, e pessoas que se deslocam para a área urbana atrás de melhores condições de vida, mas essa migração traz problemas socioambientais gravíssimos para os citadinos. Os problemas urbanos verificados hoje são, em grande parte, conseqüências da relação campo/cidade, o campo cada vez mais está subordinado a cidade e sofre sérios problemas sociais. Os avanços tecnológicos que tornaram a produtividade agrícola crescente não são acessíveis a todos, provocando a falência dos pequenos produtores que acabam por migrar para a cidade somando aos pequenos produtores temos os sem terras, as vitimas da seca e vários outros que não conseguem se manter na zona rural. Esse processo crescente de saída do campo para a cidade esta elevando o índice de urbanização em todo o mundo.
Administrar uma cidade não é uma tarefa simples, pois se trata de um espaço heterogêneo e bastante complexo onde se confrontam interesses. A gestão urbana atual segue, na maioria das vezes os interesses de classes dominantes que usam da condição financeira para chegar ao poder, e a partir daí, as decisões sobre o espaço urbano são convenientes aos seus investimentos. Vários são os exemplos que poderíamos citar de cidades que sofrem problemas ambientais sérios por causa de alguma contrapartida econômica oferecida, é assim no caso das empresas de mineração, de extração vegetal, de coleta de lixo entre outras.
Para se ter uma cidade com certa qualidade de vida para seus moradores é necessário planejar todas as decisões, balancear os interesses econômicos com a preservação ambiental e a questão social. Apesar de ir de encontro com os interesses capitalistas, o que torna essa tarefa um tanto quanto árdua, temos que nos reportar aos nossos valores de cidadãos e agir de forma racional e totalmente transparente, assim conseguiremos romper com a atual maneira imposta na gestão urbana onde o meio ambiente e o ser humano são secundários, sendo superados pelo grande interesse capitalista vigente na sociedade atual.
Diante dessa situação as cidades têm que ser um espaço democrático, onde todos os seus cidadãos tenham os mesmos direitos e deveres, tenham acesso a todos os benefícios. Mas, além dessa necessidade urgente e um pouco distante da nossa realidade é preciso uma gestão urbana participativa e inteligente, a sociedade tem que se integrar para pensar ações eficazes  e ecologicamente corretas, sendo que, em algumas situações vão ter que abdicar de certos benefícios momentâneos para se ter uma cidade sustentável futuramente. Assim acreditamos que decisões inteligentes e democráticas reflitam numa melhor qualidade de vida para a população atual e para os seus descendentes.
Para se implantar um modelo sustentável na gestão urbana é preciso considerar a diferença entre crescimento e desenvolvimento, que erroneamente costuma se tratar como sinônimos. O termo crescimento é fácil de ser conceituado, pois se refere ao aumento, a elevação de determinado processo, como por exemplo, o crescimento populacional, ou seja, o aumento no número de pessoas, pode se referir também a crescimento econômico, e ambos os tipos de crescimento provocará um maior uso dos recursos naturais que conseqüentemente agravará uma agressão direta ao meio ambiente, além de provocar um maior consumo de água,acentuando a crise já existente, e sobretudo, dentro da disponibilidade de recursos naturais do nosso planeta não há uma previsão otimista para a vida na Terra se predominar o ritmo de crescimento populacional atual. Enquanto ao termo desenvolvimento trata de um progresso, uma evolução que ocorre, voltando ao exemplo demográfico, quando se cita o desenvolvimento populacional ou humano, traz a idéia de evolução qualitativa e não mais quantitativa como o no caso de crescimento, ou seja, o desenvolvimento humano quer dizer melhoria da qualidade de vida das pessoas, associado a uma melhoria das condições sócio-ambientais.
Depois de estabelecer uma definição de crescimento e desenvolvimento fica claro constatar que se trata de processos divergentes, onde suas repercussões sobre a sustentabilidade serão bastante diferentes. Haja vista que o crescimento, na mais variada análise, aumenta a demanda por mais recursos naturais e coloca de lado os valores humanos, que dentro do contexto do crescimento é secundário. A sustentabilidade torna se impossível de ser colocada em prática com a adoção de um modelo de crescimento.
Quanto se escolhe um modelo de desenvolvimento, a perspectiva é mais otimista, pois para se desenvolver é necessário controlar o crescimento e assim, há uma melhoria na qualidade de vida que passa primeiro por um desenvolvimento educacional de extrema valorização do exercício do pensar. Sendo assim, mudanças profundas ocorreram na escala de valores do ser humano que se tornará mais racional e sensível às questões ambientais. Pois o ser humano com um maior grau de conhecimento terá uma escala de valores diferenciada, onde há uma preocupação com a qualidade de vida das gerações futuras.
Conseguindo implantar esse novo modelo, a sustentabilidade estará próxima, lembrando que os recursos tecnológicos para tal já existem, e o que falta é a mudança no comportamento humano. Com o controle do crescimento demográfico e a implantação de uma política de desenvolvimento humano, principalmente educacional, com o ser humano definindo bem sua escala de valores, haverá um aproveitamento significativo dos recursos naturais, pois essas pessoas não permitirão o desperdício de nada que consumirem, além de estarem agindo sempre de forma racional, valorizando os talentos humanos, buscando novos modelos de pensar para contornar as dificuldades do mundo atual, contribuindo dessa forma, para a implantação do desenvolvimento sustentável.
Uma sociedade constituída nesse ideal terá uma qualidade de vida maior sem comprometer o meio ambiente já que se auto polícia, através da sua escala de valores, reduzindo o crescimento populacional e aumentando a disponibilidade de recursos naturais para as gerações futuras, tornando assim a sustentabilidade uma realidade.

Comentários

Postagens mais visitadas